Sabia que as cores têm significado?

Artista mostra como os diferentes tons podem significar de sentimentos a estruturas de governo, como no caso das bandeiras dos países

07/08/2015 13:03

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Sabia que as cores possuem significados, de acordo com o efeito que provoca na gente? Segundo o artista Israel Pedrosa, o amarelo, por exemplo, corresponde à iniciativa e tomada de decisões (foto: Pixabay)
Desde o pós-impressionismo as cores não servem apenas para representar a realidade como é percebida pelos sentidos. Muitos artistas as utilizam para expressar sentimentos e estados mentais. Vamos entender o que cada cor nos faz sentir.

Segundo o pintor e escritor Israel Pedrosa, os significados das cores são os seguintes:

  • Vermelho: está ligado ao amor e aos afetos. A expressão dos sentimentos através do vermelho é feita de maneira extrovertida

  • Azul: expressa a introspecção, a razão e a intuição

  • Amarelo: corresponde à iniciativa e tomada de decisões

  • Laranja: demonstra vontade de agir

  • Verde: adaptação ao ambiente

  • Violeta: é o equilíbrio entre sentimento e pensamento

  • Preto, branco e cinza: estão ligados ao inconsciente

Entretanto, as cores podem ter outros significados. Existem estudos científicos afirmando que o laranja estimula a fome. Por isso, a publicidade usa essa cor em anúncio de comida e a arquitetura utiliza tons alaranjados em restaurantes. Já as histórias em quadrinhos costumam usar o vermelho para expressar a raiva dos personagens.

O próprio senso comum tem seus significados para as cores. Você já ouvir falar em ficar verde de ciúmes? Apesar dessa expressão ser bem comum, não ficamos verdes quando sentimos ciúmes. Se alguém ficar com medo, vai ter sempre outra pessoa para dizer: amarelou! Mas, se estiver tudo bem, dizemos que está tudo azul.

Pixabay
As cores da bandeira do Brasil também correspondem aos brasões das famílias Bragança e Habsburgo, ligadas a Dom Pedro I e à imperatriz Leopoldina (foto: Pixabay)


As bandeiras

As cores de bandeiras nacionais também têm significados. Apesar da constituição brasileira não definir os significados das cores da nossa bandeira, elas são muitas vezes associadas com a natureza. Existe uma crença que o verde representa as florestas; o amarelo, os minérios, e o azul, o céu.

Entretanto, as cores também são associadas às famílias reais do Império. A família do imperador Dom Pedro I – Bragança – era simbolizada pelo verde; a família da imperatriz Leopoldina – Habsburgo –, pelo amarelo.

Certas bandeiras – como a francesa – têm significados bem definidos. É o caso da bandeira francesa. Também chamada de a tricolor, a bandeira da França representa a Revolução Francesa de 1789. O azul representa o poder legislativo; o branco, o poder executivo e o vermelho, o povo. Os três deveriam dividir igualmente o poder.

De acordo com o lema francês, azul, branco e vermelho também representam, nessa ordem, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

(com Portal EBC e Fiocruz)

Últimas notícias

Comentários