Elton John critica decisão de prefeito que proibiu livros com conteúdo 'gay'

O cantor britânico usou sua conta do Instagram para xingar o político italiano que, segundo ele, teria cometido uma atitude 'grosseiramente intolerante'

por João Paulo Martins 19/08/2015 15:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Instagram/eltonjohn/Reprodução
O cantor Elton John criou um post no Instagram para criticar a atitude do prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, de banir livros infantis que falem sobre homoafetividade (foto: Instagram/eltonjohn/Reprodução)
Parece estranho, mas, em pleno século XXI, ainda somos surpreendidos por atitudes homofóbicas, seja no Brasil, seja no mundo. O último caso diz respeito ao prefeito da charmosa cidade italiana de Veneza. Após tomar posse em junho deste ano, Luigi Brugnaro, que é do partido Forza Italia, o mesmo do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi, criou uma lista de 49 livros considerados impróprios para as crianças qie estudam nas escolas da cidade. Grande parte dessas obras traz noções modernas de sociedade e família, incluindo, claro, a homoafetividade.

A atitude discriminatória do prefeito fez com que o cantor britânico Elton John usasse sua conta no Instagram para reclamar do político. "Este é um dos livros favoritos da família Furnish-John [em relação à obra The Family Book, do escritor Todd Parr]. Ele trata de um mundo altamente inclusivo, em que famílias existem de todas as formas, tamanhos e cores. E, o mais importante, trata das famílias como amor. Nossos filhos adoram o livro", diz Elton John na abertura da publicação que fez contra o político italiano.

O astro do pop afirma ainda que, no sentido oposto às ideias de Todd Parr, está Luigi Brugnaro. "O prefeito de Veneza tem uma atitude extremamente idiota. Ele está fazendo uma escolha estúpida ao politizar os livros infantis, banindo títulos que falam sobre famílias do mesmo sexo vivendo felizes para sempre. Então, ao invés de encorajar o mundo, baseando suas políticas na inclusão, tolerância e amor, ele está criando uma sociedade que semeará a ignorância", completa o cantor britânico.

Elton John ainda brinca com a característica marcante da cidade italiana: "A belíssima Veneza está, sim, afundando, mas não tão rápido quanto o grosseiro e intolerante Brugnaro".

Twitter/Reprodução
Brugnaro compartilhou várias mensagens de apoio à sua atitude, incluindo a de Gabriel, que critica Elton John, dizendo que o político estava protegendo as famílias de pessoas como ele [músico] (foto: Twitter/Reprodução)


Após a polêmica, o prefeito resolveu "voltar atrás" e enviou um comunicado à imprensa dizendo que todas as obras serão avaliadas durante o período das férias de verão, e, aquelas que forem consideradas "inoportunas" para as crianças, serão deixadas nas bibliotecas, para consultas de estudantes mais velhos e adultos.

Além disso, Luigi Brugnaro começou a usar sua conta no Twitter para compartilhar com o músico britânico as diversas mensagens de solidariedade que recebeu. Uma delas, aliás, dá total apoio ao político conservador. "Ouça, @eltonjohndotcom: nós estamos protegendo nossas crianças de pessoas como você. Total apoio ao prefeito de Veneza @LuigiBrugnaro", diz o usuário chamado apenas de Gabriel, que tem 25 anos, se diz católico, e mora em Roma, capital da Itália.

Últimas notícias

Comentários