Vídeo mostra violento retorno de cápsula com astronautas para a Terra

É impressionante ver as trepidações e o impacto da nave contra o solo, apesar do gigantesco paraquedas que retarda a velocidade

por João Paulo Martins 04/09/2015 09:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
YouTube/Reprodução
Segundo a Agência Espacial Europeia, a cápsula Soyuz se choca contra o solo numa velocidade 'suave', de 5 km/h, mas as imagens mostra o impacto como algo bem mais forte (foto: YouTube/Reprodução)
Quem a acha que um astronauta se sente seguro ao realizar o retorno para a Terra, está errado. Um vídeo divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostra como a viagem de três horas feitas por astronautas que retornavam de uma missão na Estação Espacial Internacional foi bem truculenta. As imagens foram publicadas no dia 1º de setembro e mostram a cápsula russa Soyuz, carregando três pessoas, e aterrissando no Cazaquistão. Segundo a ESA, a velocidade de impacto com o solo é considerada "suave", e chega a 5 km/h.

Assista abaixo ao vídeo da cápsula Soyuz trazendo os astronautas de volta para a Terra:


"O pouso suave, na verdade, não é suave. Ele parece mais um choque entre um caminhão e um carro pequeno. E, claro, eu estava no carro pequeno", diz o ex-astronauta Paolo Nespoli, em vídeo de treinamento da ESA em 2013, relatando a experiência do retorno do espaço.

A viagem pela atmosfera da Terra também não é nada "suave". Os astronautas são bombardeados por sons da fuselagem da nave sendo queimada pelos gases quentes do ar, além da forte trepidação.

(com Huffington Post)

Últimas notícias

Comentários