Andar num carro conversível com a capota baixada prejudica a audição

Isso é o que revelou um estudo feito no Reino Unido: o som que chegava aos ouvidos do motorista durante o teste ultrapassou os 85 decibéis, que é o limite para se começar a ter perda auditiva

por Da redação com assessorias 10/09/2015 11:49

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Dirigir numa velocidade entre 80 e 112 km/h com a capota baixada pode causar ruídos de até 90 decibéis, o que já afeta a capacidade auditiva (foto: Pixabay)
Apesar de ser charmoso e até agradável para os passageiros, andar num carro conversível pode ser uma ameaça aos ouvidos. A exposição prolongada ao barulho do motor, da estrada, do vento e do trânsito eleva muito o risco de  problemas de audição. É o que constatou uma pesquisa feita no Reino Unido pelo Worcestershire Royal Hospital.

Os resultados revelam que, numa velocidade entre 80 e 112 km/h, o ruído ambiente atingiu 88 e 90 decibéis – nível maior do que os 85 decibéis considerados limite para riscos de perda auditiva.

Os pesquisadores se basearam nos níveis de barulho do lado direito e do lado esquerdo do motorista, enquanto dirigia com a capota aberta e em diferentes velocidades. Eles repetiram os testes com motoristas em diversos modelos de conversíveis, na mesma estrada, local e horário – fora do período do rush – e registraram resultados parecidos, com o nível máximo atingindo 99 decibéis.

A fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, alerta que existem pessoas mais suscetíveis aos altos ruídos do que outras. "O ideal é consultar um médico otorrinolaringologista e fazer uma audiometria, para detectar se já existe algum grau de perda auditiva e obter as orientações necessárias para prevenir ou impedir o agravamento do problema", explica.

Para diminuir os níveis de ruído, os cientistas aconselham os motoristas a levantarem os vidros do conversível, mesmo com a capota aberta. Desse modo, o barulho é menor e também diminuem os riscos de danos à audição.

Usar protetores auriculares enquanto o carro estiver transitando com a capota aberta é outra medida eficaz. "Os protetores reduzem o volume excessivo, mas não impedem o motorista de ouvir o som ambiente", esclarece a fonoaudióloga. Ela ainda lembra que a perda auditiva induzida por ruído é cumulativa. "Qualquer dano à audição vai se somando ao longo do tempo. Os efeitos podem não ser sentidos de imediato e a percepção da dificuldade de ouvir pode vir apenas quando o problema é mais grave. A exposição frequente a níveis acima de 85 decibéis pode levar, com o tempo, à perda permanente e irreversível da audição", conclui a especialista.

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