Que tal viajar num planador que pode alcançar a estratosfera?

O projeto da aeronave é de uma empresa americana sem fins lucrativos, e acaba de ser testado com sucesso. O voo em nível 'espacial' está previsto para o ano que vem

por João Paulo Martins 24/09/2015 14:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Perlan Project/Divulgação
O planador Perlan 2 tem capacidade de alcançar grandes altitudes, e a expectativa é que no ano que vem chegue na estratosfera, a 24 mil metros (foto: Perlan Project/Divulgação)
O que é preciso para se alcançar a estratosfera terrestre? Se pensou num ônibus espacial, errou. Para engenheiros americanos, o melhor meio é um planador. O avião criado por eles é o primeiro da história a ter condições de alcançar tamanha altitude, sem o uso de motor. Em teste realizado na quarta, dia 23 de setembro, no aeroporto municipal de Redmond, no Oregon, Estados Unidos, aeronave foi bem sucedida e chegou a mais de 1,5 mil metros de altitude.

O Perlan 2, como é chamado o planador, foi pilotado pelos americanos Jim Payne e Morgan Sandercock. Em 2016, ele deve entrar para a história ao alcançar 24 mil metros – mais que o dobro da altitude de cruzeiro de um voo comercial tradicional – em viagem programada para ser realizada na Argentina.

Segundo Ed Warnock, diretor do Perlan Project, um grupo de pesquisa sem fins lucrativos que trabalha na criação de planadores para voos em alta altitude, a equipe está muito animada com o sucesso do teste. "É um marco em termos de inovação na área da aviação. Será possível voar pela atmosfera, próximo ao espaço sideral, para se chegar a novas descobertas e esclarecer mistérios ligados ao clima, à mudança climática e à camada de oxônio", comenta o executivo em comunicado à imprensa.

No voo histórico previsto para o próximo ano, o Perlan 2 deve alcançar a estratosfera da Terra. Para que isso aconteça, o planador é pressurizado e a tripulação poderá respirar tranquilamente dentro da aeronave graças a uma máquina geradora de oxigênio puro, similar à utilizada pelos astronautas nas missões espaciais.

A intenção do Perlan Project é que o planador ajude em pesquisas científicas, promovendo a observação, a coleta e o compartilhamento de dados climáticos entre cientistas que estudam as mudanças na atmosfera terrestre. Além disso, a expectativa é que a missão na estratosfera possa ajudar a aviação comercial no planejamento de futuros voos em altitudes muito elevadas.

(com The Huffington Post)

Últimas notícias

Comentários