Já viu uma ilha de formigas?

Para fugir de inundações em região dos Estados Unidos, uma colônia de lava-pés formou uma espécie de ilha para flutuar e procurar por terra firme

por João Paulo Martins 20/10/2015 14:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
YouTube/Reprodução
Segundo cientistas, essa capacidade das formigas lava-pés de se agruparem em forma de ilha durante inundações é uma característica comum da espécie (foto: YouTube/Reprodução)
Alguns animais costumam ter reações curiosas na hora de enfrentar dilemas na natureza. Uma cena que está chamando a atenção na internet mostra uma colônia de formigas lava-pés formando uma espécie de ilha para fugir de uma inundação no condado de Greenville, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Confira abaixo a curiosa "tática" dos insetos para escapar da água:


Segundo o cinegrafista do canal Fox que registrou as imagens, no início, ele achou que fosse um monte de lama, mas, quando se aproximou, percebeu que era um amontoado de formigas.

Essa formação curiosa, na verdade, é uma prática comum dessa espécie quando ocorrem inundações. Em 2011, cientistas ouvidos pela National Geographic explicaram que em menos de dois minutos as formigas conseguem unir "as mãos" para formar uma estrutura flutuante que as mantêm seguras. Até mesmo os indivíduos que ficam na parte de baixo da "ilha" conseguem sobreviver, graças aos pequenos pelos existentes no corpo, que criam uma camada de ar entre os insetos e a água.

Últimas notícias

Comentários