Saiba quais temas da atualidade podem cair no Enem 2015

Apesar de estarmos na véspera do exame, vale a pena saber quais assuntos de 2015 podem aparecer em questões e também virar tema da redação

por Da redação 23/10/2015 16:23

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
USP Imagens/Divulgação
Para quem acompanha o noticiário, muitos temas que podem cair no Enem 2015 não são novidade, como o racismo na internet e os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (foto: USP Imagens/Divulgação)
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio têm a esrutura baseada na multidisciplinaridade – reunião das várias disciplinas tradicionais do currículo escolar – relacionada a temas e aspectos do cotidiano. As questões exigem que os candidatos tenham pensamento crítico e saibam pensar o que é cobrado de forma contextualizada.

Para ajudar os participantes do exame na preparação, professores de cursos pré-vestibular mostram quais temas atuais, que estão no noticiário nacional e internacional, podem aparecer nas provas ou mesmo serem temas da redação deste ano.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos

Os debates em torno da redução da maioridade penal e os 25 anos do ECA têm movimentado o congresso Nacional e as redes sociais este ano. Segundo o professor Renato Pellizzari, coordenador de vestibular do colégio QI, o tema pode aparecer na prova, e é necessário ter atenção para evitar equívocos.

Vacinação e movimentos de boicote às campanhas de imunização

A vacinação pode estar presente no Enem, tanto na redação quanto nas questões de biologia, com reflexões que vão desde o funcionamento da imunização no organismo, até campanhas que buscam questionar o processo e boicotar campanhas. "O estudante tem que ter cuidado com análises pessimistas sobre as políticas de imunização. De um modo geral e em diferentes momentos de nossa história, a mobilização de governantes, imprensa e sociedade civil obteve ótimos resultados se comparados com os de outros países do chamada terceiro mundo", destaca José Drummond, professor do curso on-line QG do Enem.

Diferenças entre parto normal ou cesariana

Em julho, entraram em vigor as novas regras da ANS para incentivar o parto normal. O assunto gerou muitas discussões, e como a redação do Enem costuma abordar questões atuais e polêmicas, essa pode ser uma boa aposta, afirma Amanda Nogueira, professora de biologia e diretora de unidade do Sistema Elite de Ensino de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. "O Enem geralmente trabalha com esses temas ligados a atualidades", comenta. Atualmente, quase 95% dos partos no Brasil são cesáreas - boa parte delas, sem necessidade.

Chegada da sonda New Horizons a Plutão

Assuntos como a força gravitacional de Plutão e velocidade da sonda New Horizons podem aparecer nas perguntas das provas de duas áreas do conhecimento e na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo Alfredo Sotto, professor de física do curso QG do Enem, "É tradição do Enem tratar de temas atuais e a chegada da sonda provocou grande repercussão na internet. Uma pergunta sobre a relação entre velocidade e tempo de chegada no destino também pode surgir".

Racismo na internet

Os últimos casos divulgados pela imprensa envolvendo racismo no Brasil e no mundo podem inspirar o tema da redação e de perguntas das provas objetivas nas áreas do conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio. O professor Maurício Martins, coordenador de Atualidades do curso online Descomplica, diz que deve-se ter em mente como a sociedade trata o assunto e quais são as origens da intolerância racial. Destaca também que as redes sociais têm dado grande dimensão ao problema, com manifestações racistas frequentes.

Estatuto das pessoas com deficiência

A situação das pessoas com deficiência no país ganharam destaque na mídia com a aprovação recente do Estatuto das Pessoas com Deficiência. O professor Otto Neto, coordenador de preé-vestibular do sistema Elite de ensino, lembra que é preciso analisar também os desdobramentos do tema, diretamente ligado à garantia dos direitos fundamentais do indivíduo, e que pode ser abordado na redação ou em questões da prova do Enem.

Retomada diplomática entre Estados Unidos e Cuba

A aproximação "histórica" e restabelecimento das relações diplomáticas dos Estados Unidos com o regime de Havana foi um dos grandes acontecimentos de 2015. COmo mostra o professor Carlos Davi, do Colégio Aris de Sá Cavalcante, de Fortaleza (CE), Os dois países, separados apenas por 150 km pelo Estreito da Florida, não mantinham relações diplomáticas oficiais desde 1961. Em 1962, o governo dos Estados Unidos, depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, impôs um embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba, cujo fim está sendo negociado pelas duas nações atualmente.

Crise econômica

Um dos assuntos que dominaram o noticiário este ano foi a crise econômica. Alta do dólar, aumento da inflação, recessão econômica. Para o professor de sociologia Demétrius Oliveira, do curso on-line Aula Livre, de Porto Alegre, o assunto pode aparecer na prova do Enem relacionado à alguma situação do dia a dia, como é a característica da prova, buscando ver a capacidade de análise do contexto histórico, social, político e econômico e a habilidade de articulação de ideias do candidato.

Música popular brasileira

São 70 anos do nascimento de Raul Seixas e 25 da morte de Cazuza. O ano de 2015 teve várias efemérides relacionadas com o mundo da música, cuja temática pode aparecer em questões ou na redação do Enem. O professor Henrique Fleury, diretor do HVF Cursos, também destaca que outras polêmicas da cena musical, como a questão dos direitos autorais e a liberdade de expressão, que podem surgir na prova.

Energia

A produção de energia é tida como estratégica para os governos, uma vez que está extremamente ligada à capacidade de atender e incentivar o desenvolvimento das atividades industriais. Essa questão, hoje, também é permeada pela discussão da sustentabilidade e o desafio de expandir a produção de energia limpa, a partir de recursos renováveis. Como o governo fez grandes investimentos no setor, inclusive com a polêmica construção da usina de Belo Monte, o professor de geografia, Luiz Felipe Oliveira, o "Lufe", do curso on-line QG do Enem, avalia que o tema energia tem grande probabilidade de cair no Enem.

Justiça "com as próprias mãos"

Uma onda de arrastões nas praias do Rio de Janeiro trouxe à tona o discurso de muitas pessoas que defendem a "justiça com as próprias mãos". Um comportamento preocupante, uma vez que o Brasil é um dos campeões de casos de linchamento no mundo e casos desse tipo ferem os direitos humanos. O tema pode aparecer na prova do Enem, inclusive como tema da redação no exame, como diz o professor Maurício Martins, coordenador de atualidades do curso on-line Descomplica.

Segunda Guerra Mundial

O ano de 2015 marca os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial; evento que provocou muitas mudanças geopolíticas em todo o globo. Para o professor de geografia Giordano Fontoura Bombardelli, do Aula Livre, os motivos que levaram ao conflito e o cenário pós-gerra podem aparecer no exame.

Diferença entre refugiados e imigrantes

Tema recorrente ao longo de 2015, o grande fluxo de refugiados pelas guerras pode aparecer em questões de geografia do Enem. No entanto, é importante prestar atenção ao conceito da palavra: "refugiada é aquela pessoa que foi obrigada a deixar o local de origem por causa de guerras, fome etc. É um dos tipos possíveis de imigração. Ou seja, nem todo imigrante é refugiado", explica o professor Orlando Stiebler, do curso on-line QG do Enem.

(com Portal EBC)

Últimas notícias

Comentários