Blindagem automotiva chega a Minas Gerais

Clientes que tinham de viajar para São Paulo ou Rio de Janeiro em busca do serviço de proteção do veículo, agora, ganham uma opção a poucos quilômetros de BH

por Fábio Doyle 11/12/2015 12:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Texasarmoring.com/Reprodução
A empresa mineira de blindagem trabalha com nível IIIA, que, segundo norma da ABNT, é resistente a disparos de armas calibre 9 mm e Magnum 44 (foto: Texasarmoring.com/Reprodução)
Cercado pela insegurança e violência decorrente da inoperância dos governantes, os brasileiros com maior poder aquisitivo aderem cada vez mais à blindagem de seus veículos. É uma das formas que encontram para reduzir os riscos de assaltos e sequestros à mão armada que crescem de forma exponencial nos centros urbanos do Brasil.

Os mineiros que partem para essa solução recorriam em sua maioria a empresas paulistas para a blindagem de seus carros. Foi pensando nesse nicho de mercado e na crescente demanda de carros blindados que nasceu a Endure, que a partir de quinta, dia 10 de dezembro, inicia sua linha blindagem de veículos em Minas Gerais. Localizada no Jardim Canadá (Nova Lima - MG) a empresa está instalada em uma área de 800m² e, segundo o empresário Cristiano Silésio, responsável pela iniciativa, conta com uma equipe de profissionais especializados, com mais de 10 anos de atuação no mercado de blindagens de carros, coordenados por Celso Oliveira, que veio de São Paulo para ocupar a diretoria de produção da nova empresa, trazendo 20 anos de experiência no setor de blindagem.

O projeto foi desenvolvido para fornecer blindagem nível IIIA, de acordo com a Norma ABNT NBR 15000, que corresponde à proteção de disparos de armas calibre 9 mm e Magnum 44. Além da certificação no Exército Brasileiro, que é um dos pré-requisitos para qualquer empresa operar na área de blindagem, a empresa também está em processo de certificação pela ISO 9001. O sistema utilizado se destaca também por ser um dos mais leves em oferta no mercado, destaca o empresário.

A blindagem opaca, adotada pela Endure, consiste no revestimento com painéis de manta de fibra de aramida e revestimento em aço. Os vidros originais são substituídos por compostos curvos laminados balísticos com policarbonato, que utilizam a tecnologia Steelglass, com aço nas bordas. Entre os equipamentos inclusos na blindagem estão cinta de proteção de roda, sirene e comunicador de duas vias e redimensionamento da suspensão traseira. O projeto industrial da Enduro prevê atendimento de até 25 carros por mês e a garantia do serviço é de cinco anos, informou Silésio. O preço da blindagem varia de acordo com o modelo do carro, girando entre R$ 40 mil e R$ 80 mil.

Mercado

Segundo dados da Associação Brasileira de Blindagens (Abrablin) a frota brasileira de carros blindados é estimada em mais de 160 mil veículos. Somente em 2014, mais de 11 mil veículos foram blindados no país, um crescimento de mais de 15% em relação ao ano anterior.

São Paulo concentra o maior mercado de carros blindados, com 70% da frota. O Rio de Janeiro é o segundo Estado com 13% do mercado e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, concentrando quase 5% dos carros blindados do país.

Sobre o perfil consumidor, a Abrablin destaca que a faixa etária entre 30 e 50 anos concentra cerca de 45% dos clientes que blindam carros e entre as profissões há principalmente, executivos e empresários, seguidos por políticos, artistas e juízes.

Últimas notícias

Comentários