É normal o cãozinho fazer xixi quando fica feliz?

Especialista mostra o que deve ser feito quando o bichinho não consegue conter a animação

por Vinícius Andrade 18/02/2016 17:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Quem nunca presenciou um cãozinho fazendo xixi de tanta alegria ao ver o dono ou uma visita? (foto: Pixabay)
Parece estranho, mas é um comportamento bastante comum. Muitos cachorros, principalmente os filhotes, costumam fazer xixi quando estão "felizes", ainda mais quando recebem uma visita em casa ou quando os donos retornam ao lar. Esse hábito, segundo especialistas, não exige nenhuma preocupação, mas, algumas mudanças de costume podem deixar as necessidades fisiológicas do animal mais controladas.

Sabe aquela história de que a pessoa ri tanto que acaba urinando na roupa? A situação do cão é parecida, segundo o médico veterinário Amaury Carabetti. Momentaneamente, o animal perde o controle da bexiga, fica excitado com um momento de euforia, e acaba urinando. "É uma sensação prazerosa do cão, algo intenso. É como se o animal dissesse: 'eu existo'", exemplifica o especialista. Ele diz ainda que o comportamento é comum nos cães até os 7 meses de idade.

Algumas pessoas costumam repreender o filhote, mas isso é inútil, porque o animal não urina de propósito, pois é algo involuntário. Essa ação não pode ser comparada com a "marcação de terreno", que faz parte do instinto do cão. Portanto, gritar com o bichinho não vai adiantar e pode até piorar a situação, deixando o pet ainda mais ansioso, de acordo com Amaury Carabetti.

Existe solução?

A dica dos especialistas é reduzir o entusiasmo inicial do cão. Nada de fazer festa para o bichinho quando chegar em casa. Isso desperta o que os veterinários chamam de ansiedade da separação. Quando for sair, não é aconselhável abraçar e se despedir do cachorro. Além da ansiedade, o animal também pode ficar um pouco deprimido.

O recomendado, conforme explica Amaury, é chegar em casa e continuar sua rotina normalmente. Depois que você lanchar e tomar um banho, aí sim, é hora de brincar com o cachorro.

Últimas notícias

Comentários