Nasa divulga mapeamento da gravidade de Marte

Mapa ajuda a entender as diferenças gravitacionais do Planeta Vermelho

por Encontro Digital 22/03/2016 08:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jpl.nasa.gov/Reprodução
As diferenças gravitacionais de Marte, mapeadas pela Nasa, segundo a agência espacial, ajudarão em futuras missões ao planeta (foto: Jpl.nasa.gov/Reprodução)
A Nasa, Agência Espacial Americana, divulgou na segunda, dia 21 de março, o mais completo mapa da gravidade de Marte. O mapeamento foi obtido usando os dados de Doppler e rastreamento gama recolhidos de três aeronaves da agência que se encontram na órbita marciana: Mars Global Surveyor, Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter.

O novo mapa revela características da composição interna do Planeta Vermelho. Isso será útil, segundo os pesquisadores, para futuras missões exploratórias, já que o melhor conhecimento das anomalias gravitacionais poderá ajudar no posicionamento adequado de aeronaves na órbita de Marte.

De acordo com o especialista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Antonio Genova, o mapa vai ajudar também a entender formações ainda misteriosas de regiões específicas do planeta.

O campo gravitacional foi recuperado a partir de 16 anos de dados continuamente coletados na órbita de Marte. As interferências de gravidade nas naves, foram separadas e eliminadas, para que o mapa fosse preciso. Foram necessários dois anos para remover os sinais não causados pelo campo do planeta vermelho.

Em fevereiro, os dados já coletados pela Nasa sobre o planeta vermelho tinham servido de base para a divulgação de um mapa inédito do território de Marte. Foi a primeira vez em que se delineou o território de um planeta que não é a Terra. O trabalho foi feito pela agência britânica Ordnance Survey (OS).

(com Portal EBC e Nasa)

Últimas notícias

Comentários