Doodle do Google celebra os 120 anos das Olimpíadas modernas

O maior evento esportivo do mundo voltou a ser realizado na Grécia, seu berço de origem, em 1896

por Encontro Digital 06/04/2016 09:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Google/Reprodução
Graças ao Barão de Coubertin, as Olimpíadas foram retomadas em 1896. Para celebrar os 120 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o Google criou um Doodle especial (foto: Google/Reprodução)
Originalmente, os jogos foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. Os registros históricos apontam o ano de 776 a.C. (Antes de Cristo) como a época em que os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados. Além de uma competição de aptidões, o evento tinha o caráter religioso de culto aos deuses. Como homenagem à retomada desses jogos, em 1896, o Google criou um Doodle para celebrar os 120 anos das Olimpíadas da Era Moderna.

O barão Pierre de Coubertin foi o responsável pelo resgate dos Jogos Olímpicos. Inspirado nos ideais dos gregos, ele acreditava que a educação física era um fator determinante na educação moral. O educador francês viu na realização da competição uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo.

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados na cidade grega de Atenas, de 6 a 15 de abril de 1896, resgataram o objetivo de incentivar o maior desenvolvimento possível das aptidões físicas e intelectuais do ser humano. Duzentos e quarenta e um atletas homens, representando 14 países, competiram em atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.
Wikimedia/Reprodução
As primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, foram realizadas em Atenas, na Grécia, e a abertura se deu no estádio Panatenaico (foto: Wikimedia/Reprodução)


De quatro em quatro anos, uma cidade do mundo tem a honra de sediar os jogos. Nela, competidores e torcedores se misturam e, durante pouco mais de duas semanas, ajudam a preservar e fortalecer o espírito olímpico.

Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos tradicionais. De 1994 para cá, passaram a acontecer de forma alternada. Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paralímpicos, em que competem atletas com necessidades especiais. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim 2008.

Atualmente, há também os Jogos Paralímpicos de Inverno – a primeira edição do evento aconteceu em 1976, na Suécia.

(com Portal EBC e Comitê Olimpico Brasileiro)

Últimas notícias

Comentários