Mitos e verdades sobre a dieta detox

Essas dietas viraram febre devido aos supostos benefícios que oferecem. Mas, será verdade?

por Da redação com assessorias 01/06/2016 09:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Segundo a nutricionista, a dieta detox pode fazer bem também para unhas, cabelo e pele, se for feita por um período de tempo mais longo (foto: Pixabay)
A dieta detox surgiu como forma de desintoxicar o corpo de substâncias que não são absorvidas apenas pelos alimentos consumidos, mas também no ar poluído das grandes cidades, nos medicamentos ingeridos, nas bebidas alcoólicas, corantes alimentícios e até nos cosméticos. Porém, até que ponto uma dieta detox pode trazer benefícios ao organismo?

A nutricionista Marcela Gattaz, da rede Light Food Way, fala sobre os mitos e verdades dessa dieta. Além disso, ela lembra que os chás são recomendados para quem quer "limpar" o organismo, por conter substancias antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, acabam ajudando no processo de diurese e auxiliando a acabar com a retenção de líquido. "A couve pode aumentar a quantidade de nutrientes e pelo alto poder antioxidante auxilia no melhor desempenho do organismo. Mas, deve ser estudado o seu uso na dieta, já que algumas pessoas apresentam desequilíbrios orgânicos e não podem consumir este tipo de vegetal", esclarece a especialista.

Confira, abaixo, as respostas de Marcela Gattaz a algumas dúvidas comuns sobre a dieta detox:

Os sucos detox aceleram o metabolismo?
Verdade. Os sucos detox, por serem compostos por alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, fazem com que nosso organismo gaste mais energia durante o processo de digestão, resultando na queima de calorias.

É possível perder quatro quilos em uma semana?
Verdade. Com a dieta detox, pode sim perder 4 kg em uma semana, o que depende é o metabolismo de cada um, mas existe essa possibilidade.

A dieta detox melhora pele, unhas e cabelo?
Verdade. A dieta detox ajuda a melhorar sim unha, pele e cabelos desde que seja consumida durante um período maior. Não adianta fazer a dieta por uma semana e esperar resultados imediatos.

Existe o "efeito sanfona"? Posso engordar os quilos perdidos caso pare a dieta?
Verdade. O efeito sanfona existe em qualquer pós-dieta se você não continuar se alimentando bem, com equilíbrio, e de forma balanceada, ou seja, após qualquer dieta deve-se continuar consumindo quantidades pequenas e balanceadas para que não ocorra esse efeito.

É preciso tomar suco verde todos os dias?
Mito. Não é que seja preciso tomar suco verde todos os dias. Mas, por se tratar de um suco detox, com ingredientes para essa função, faz bem se ingerido todos os dias, pois consiste em fibras e alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, sendo assim, auxilia na perda de peso.

Devo cortar leite, glúten, carboidratos e refrigerantes da minha dieta?
Verdade. Na dieta detox, deve ser cortado lactose, glúten e refrigerantes sim, pois esses são produtos que dificultam a desintoxicação. Portanto, carboidratos é relativo, pois existem açúcares até nas frutas [frutose], que são ingeridas normalmente nessa dieta. Mas, carboidratos simples precisam ser evitados.

Últimas notícias

Comentários