Marte surpreende astrônomos com tempestades de areia sequenciais

A Nasa divulgou a informação obtida pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter

por Encontro Digital 20/03/2017 13:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
YouTube/Science and more/Reprodução
Apesar de as tempestades de areia seguirem uma 'lógica' em Marte, astrônomos da Nasa se surpreenderam com a inesperada formação de um fenômeno pouco depois de outro (foto: YouTube/Science and more/Reprodução)
A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter revelou nova informação sobre as condições climáticas no Planeta Vermelho. Segundo os dados transmitidos pela sonda da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), existem tempestades de poeira frequentes em Marte.

De acordo com a Nasa, foi registada uma nova tempestade de poeira na superfície do planeta, menos de duas semanas depois que uma outra, mais persistente, ter sido capturada pela sonda espacial.

As imagens da câmera Mars Color Imager, que equipam a sonda, mostram as circunstâncias em que as tempestades se formam. Cada fenômeno deste tipo se inicia no norte do Planeta Vermelho, aumentando e se alastrando até o hemisfério sul.

A Nasa explica que se trata do cenário habitual de formação das tempestades de poeira durante a Primavera ou o Verão no hemisfério sul de Marte. Ao mesmo tempo, os astrônomos ainda se mostram surpresos com as particularidades do clima marciano.

"Uma coisa que não é habitual é termos observado uma segunda tempestade após a primeira. Temos sistemas orbitais que analisam as condições meteorológicas de Marte de forma contínua durante quase duas décadas. Muitos cenários são previsíveis, mas, quando nós pensamos que já sabíamos tudo sobre Marte, ele nos surpreende", comunica Bruce Cantor, especialista da Malin Space Science Systems em São Diego, na Califórnia, Estados Unidos.

(com Agência Sputnik)

Últimas notícias

Comentários