Museu Histórico Abílio Barreto faz 70 anos

23/04/2013 15:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Importante espaço cultural de Belo Horizonte,  o Museu Histórico Abílio Barreto completa 70 anos em 2013 e, por isso, oferece uma extensa programação, com diversas atividade, que acontecem durante todo o ano. As ações refletir sobre a cidade como espaço de transformação e incluem exposições, produção do conhecimento e ações educativas.

Novas Exposições

Movimentos Urbanos – Meios de Transporte em Belo Horizonte
O Museu Histórico Abílio Barreto tem, em seu acervo, importantes exemplares dos meios de transporte que movimentaram a cidade ao longo de sua história. Boa parte encontra-se instalada de maneira permanente nos jardins da instituição. Durante o ano este espaço será requalificado, agregando novos elementos ao acervo. A ideia é tornar o espaço referência para o estudo da evolução dos meios de locomoção em BH.

Religiosidade
O tema da mostra versará sobre a presença da arte sacra no processo de conquistas territoriais que impulsionaram a colonização portuguesa para os sertões, tendo como foco a região do antigo Arraial do Curral Del Rei e seu entorno. Apesar de sua existência relativamente recente, Belo Horizonte abriga importantes obras em suas igrejas e demais instituições, algumas delas laicas que configuram um fluxo permanente de bens provenientes de outros países e de outras partes do território brasileiro, criando um valioso acervo que expressa a riqueza do intercâmbio cultural promovido. A inauguração da mostra deve ocorrer em maio.

O Museu e a Cidade Sem Fim
Esta será a grande exposição comemorativa do aniversário. A proposta é conduzir o visitante para experimentar e vivenciar as mudanças pelas quais passou a cidade, a partir da destruição do Curral del Rei, até a contemporaneidade. Será criado um percurso visual e simbólico no qual o público passará pelas referências daquele marco inicial para, em seguida, ao entrar em cada sala do casarão, se deparar com as transformações ocorridas na capital. A previsão é que a exposição seja inaugurada em outubro.

Futebol

A exposição, atualmente em cartaz, é dedicada aos clubes de futebol mineiro. A paixão que eles despertaram ao longo da história ganhará uma nova ação a partir de junho de 2013, no âmbito da campanha de promoção da Copa das Confederações. Uma seleção de documentários e de vídeos do CRAV, será exibida para potencializar as questões levantadas na mostra “Belo Horizonte F.C: trajetórias do futebol na capital mineira”.

Produção do Conhecimento

Inverno no MHAB
O projeto “Inverno no MHAB” oferecerá, no mês de julho, cursos ministrados pelo corpo técnico da instituição e por especialistas de renome convidados. O objetivo é promover intercâmbios culturais e contribuir para o aprimoramento e a ampliação do conhecimento no campo da museologia e áreas afins.

Seminário
Será realizado em setembro um seminário que possibilitará uma reflexão sobre o futuro dos museus de história no Brasil a partir da trajetória do MHAB. As discussões pretendem levantar os desafios colocados aos “museus de história” como espaço de reflexão crítica sobre a história representada

Publicações
O MHAB promoverá a publicação do livro da exposição “Belo Horizonte F.C: trajetórias do futebol na capital mineira”, com artigos que promovam uma reflexão sobre esse esporte na capital, tendo como referência não só os principais clubes, mas também o futebol amador praticado na cidade. Também será lançado em 2013 o Caderno de Textos Inverno MHAB e os anais, fruto do seminário sobre o MHAB e seus 70 anos.

Onde: Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: av. Prudente de Morais 202, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Informações: (31) 3277-8573

Últimas notícias

Comentários