Começam as obras de revitalização
do Teatro Francisco Nunes

por Da redação com Ascom/PBH 16/05/2013 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Perspectiva da nova fachada do teatro (foto: Divulgação)
Palco de grandes espetáculos e um dos primeiros teatros da capital, o Francisco Nunes começa a ser restaurado e modernizado pela Fundação Municipal de Cultura. A ideia é que o espaço passa a receber uma série de intervenções que irá transformá-lo, até janeiro de 2014, em um dos mais modernos palcos de Minas Gerais. A obra é uma parceria com a Unimed BH, por meio do programa Adote um Bem Cultural, criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, e que incentiva as parcerias público-privada para restauração, conservação e promoção de bens culturais do município.

Divulgação
(foto: Divulgação)
Divulgação
Nas imagens acima, perspectiva de como ficarão a plateia e o foyer (foto: Divulgação)
O Francisco Nunes receberá novas cadeiras, sistema de ar-condicionado e novo tratamento acústico, para maior conforto do público e dos artistas. Serão reformados ainda a caixa cênica, os sistemas de som e iluminação, a sala de aquecimento para artistas e camarins, bilheteria, banheiros, lanchonete e cozinha. O foyer também ganhará pé-direito duplo, com uma única entrada central e espaço para exposições.

O Teatro

Sediado no Parque Municipal, o Teatro Francisco Nunes, inicialmente chamado “Teatro de Emergência”, foi inaugurado em 1950 pelo Prefeito Otacílio Negrão de Lima. Nessa época, a cidade encontrava-se carente de teatros: o antigo Teatro Municipal havia se transformado no Cine Metrópole, demolido em 1983, e o Palácio das Artes ainda estava em construção.

O nome do teatro é uma homenagem ao grande clarinetista e maestro mineiro Francisco Nunes (1875-1934), que criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música. A inauguração do Teatro Francisco Nunes possibilitou a Belo Horizonte ingressar no calendário cultural dos grandes artistas e companhias teatrais do Brasil e exterior, recebendo orquestras, temporadas líricas, shows antológicos da MPB, festivais universitários, danças e espetáculos teatrais.

Últimas notícias

Comentários