Em cartaz os retirantes nordestinos

por Da redação com assessorias 27/06/2013 15:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Leviatã, de Camilo Cavalcante (foto: Divulgação)

O Cine Sesc Palladium dá continuidade à programação do Cinema em Transe e apresenta filmes que retratam, em diferentes épocas, a história de retirantes nordestinos que migraram para outras regiões do Brasil, em busca de melhores condições de vida. De acordo com os realizadores, o objetivo do projeto é apresentar  filmes que não estão inseridos no circuito comercial e que exploram novas estéticas cinematográficas.

Confira a programação:

Data:
2/7
Horário: 20h
Filme: Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti (Brasil - 1953)
Sinopse: A história de retirantes da seca que foram para o litoral, primeira etapa da migração em direção ao sul, encontrando uma sina de loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar. Uma das famílias compõe-se do pai envelhecido, inválido e um pouco desequilibrado, da mãe lavadeira e do filho, ainda jovem, mas já encarregado da subsistência dos seus. A procura de uma saída favorece a desintegração dessa família.

Data: 09/7
Horário: 20h
Filme: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil - 1963)
Sinopse: Pressionados pela seca, uma família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, atravessa o sertão em busca de meios para sobreviver. O filme é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

Data: 16/7
Horário: 20h
Filme: Baiano fantasma, de Denoy de Oliveira (Brasil - 1984)
Sinopse:O paraibano Lambusca chega a São Paulo à procura do conterrâneo Antenor. Envolvido com uma quadrilha que “vende proteção”, acaba vendo um cliente do “seguro” morrer de colapso. Ainda desconhecido de todos, Lambusca consegue fugir, mas a polícia, uma vizinha sonhadora e uma cantora de boate envolvida com a quadrilha e com a polícia estão em seu encalço.

Data: 23/7
Horário: 20h
Filme: A hora da estrela, de Suzana Amaral (Brasil - 1985)
Sinopse: Macabéa é uma jovem órfã, só no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, sai do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste, então, as máscaras, mas não lhe caem bem.

Data: 30/7
Horário: 20h
Filme: Viramundo, de Geraldo Sarno (Brasil 1964) e Leviatã, de Camilo Cavalcante (Brasil - 1999)
Sinopse: Um documento sobre os nordestinos que, atraídos pela riqueza do Sul, chegam a São Paulo para procurar emprego melhor do que o da roça. Mostra o fim da ilusão, a vontade de voltar e o remédio da grande cidade ao desemprego e à miséria: a caridade e a fuga pelo misticismo.                                         

 

Onde: Sesc Palladium
Endereço: av. Augusto de Lima 420, Centro, Belo Horizonte
Entrada gratuita
Informações: (31) 3279-1500

Últimas notícias

Comentários