Museu Histórico Abílio Barreto expõe acervo do casal Lia e Clóvis Salgado

por Da redação com assessorias 19/07/2013 14:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ascom PBH/Divulgação
(foto: Ascom PBH/Divulgação)
O público que visitar o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) pode conferir correspondências, documentos, fotografias, comendas, programas musicais e objetos pessoais do casal Lia e Clóvis Salgado, que foram importantes para o universo artístico de Minas e do Brasil, especialmente para a música.

A exposição Uma História, Dois Personagens é composta pelo acervo doado ao MHAB pela família, e entre as peças em exibição, destaque para documentos únicos, como o radiograma do presidente Juscelino Kubitschek ao seu ministro da Educação e Cultura, 19 dias antes da inauguração de Brasília, determinando a elaboração de projeto de criação de universidade na capital federal, cartas do compositor Camargo Guarnieri e do musicólogo Francisco Curt Lange; cartas de JK e de vários políticos, e partituras com dedicatórias de Villa-Lobos.

Além disso, o público ainda pode conferir 365 fotografias de Lia Salgado e 212 de Clóvis Salgado. Lia, que era cantora e atriz, aparece nos papéis principais das 20 óperas que interpretou e em momentos de sua vida pessoal. Já Clóvis, médico, professor e político, é visto ao lado de importantes autoridades, artistas, educadores e amigos, na sua trajetória desde a cidade mineira de Leopoldina, onde nasceu, até Belo Horizonte, cidade que o acolheu e onde morou a maior parte da sua vida.

Onde: Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: av. Prudente de Morais 202, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Horário: terças, sextas, sábados e domingos das 10h às 17h; quartas e quintas das 10h às 21h
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-8573

Últimas notícias

Comentários