História registrada nos trilhos de trem

por Da redação com assessorias 22/08/2013 11:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paulo Arumaa/Reprodução
(foto: Paulo Arumaa/Reprodução)
O Memorial Minas Gerais Vale apresenta a exposição Nos Trilhos com Paulo Arumaa, do fotógrafo mineiro Paulo Arumaa, especialista em fotografia aérea e industrial. Na primeira apresentação pública de seu trabalho, o fotógrafo, autodidata, que tem mais de 50 anos de profissão, mostra parte da história do desenvolvimento do país, através das estradas de ferro.

A curadoria é de Tibério França, que fez um recorte do acervo de mais de 100.000 imagens de Paulo Arumaa, privilegiando a paixão do fotógrafo por locomotivas e estradas de ferro. O público pode conferir 15 fotografias, sendo um dos principais destaques uma tomada aérea de 1993 que mostra um trem da Vale carregando os containers de uma fábrica de tecidos em Montes Claros (MG). Outra fotografia histórica é o primeiro carregamento de minério que saiu da Mina de Carajás, no Pará, em 1985.
 
“Espero que a exposição desperte o interesse de novos adeptos da fotografia especializada, que atualmente só tem atraído atenção para casamentos e formaturas. No nosso país, a fotografia aérea e industrial é quase inexistente. O público que for conferir a exposição verá imagens dos principais pontos da arquitetura e construção de ferrovias no país, algumas que marcaram a história do Brasil”, conta Paulo Arumaa.
 
Onde: Café Temático do Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade s/n, esq. Gonçalves Dias, Lourdes, Belo Horizonte
Data: até 31/10
Funcionamento: terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 17h30; quinta das 10h às 21h30 e domingo das 10h às 15h30
Informações: (31) 3343-7317

Últimas notícias

Comentários