A volta do Cine Brasil

Fechado desde 1999, um dos mais tradicionais cinemas da capital retorna com a exposição das obras de Portinari, incluindo Guerra e Paz

por Da redação com Ascom/PBH 08/10/2013 10:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ascom PBH/Divulgação
Ao todo foram investidos R$ 53 milhões nas obras de restauração e revitalização (foto: Ascom PBH/Divulgação)
Depois de quase 15 anos com as portas fechadas, sendo seis em processo de restauração do prédio, o Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça Sete, em Belo Horizonte, é reaberto como espaço multiuso e retorna ao circuito cultural de Belo Horizonte. Para marcar a reinauguração, a partir de quarta-feira, dia 9, os belo-horizontinos poderão apreciar o painel Guerra e Paz, de Cândido Portinari (1903-1962), além de outras importantes obras do artista brasileiro. É uma oportunidade única para apreciar a pintura, já que depois dessa exposição em BH as telas seguem para a Europa e, no ano que vem, retornam para seu ponto de partida, a sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos.

Com 8 mil e 300 metros quadrados de área construída, divididos em sete pavimentos (altura equivalente a 11 andares), o Cine Brasil vai contar com dois teatros – um com mil lugares e outro com 200, dois andares de galerias para exposições de artes visuais, área de eventos para até 650 pessoas, restaurante, loja e áreas de convivência. Os ambientes receberam isolamento acústico e possuem sistema de ar condicionado. Será mais um local destinado à difusão das artes, com apresentações de teatro, dança, música e mostras de cinema, além de exposições de artes visuais.

Grandioso no tamanho e na história, o Cine Brasil, inaugurado em 1932, foi o primeiro edifício em art déco de Belo Horizonte e, por muitos anos, permaneceu no posto de prédio mais alto da cidade. Isso motivou muitas pessoas a pagarem ingresso para visitar o terraço e conhecer a cidade do alto. Com a reforma, o local ganhou mais um andar.

Restauração

A arquitetura do Cine Brasil chama a atenção até hoje num dos pontos mais centrais de BH. Para resgatar a história dessa casa de espetáculos, foram necessárias diversas intervenções a fim de garantir sua caracterização como espaço multiuso. O prefeito Marcio Lacerda salientou a relevância da reabertura do Cine Theatro Brasil para Belo Horizonte. “Foi uma iniciativa de grande importância na valorização da nossa cultura e tem um peso a mais por significar também a revitalização de um patrimônio importantíssimo para a história e parte integrante do imaginário do belo-horizontino. É um belo espaço, que combina com o momento de grande efervescência cultural vivido pela nossa cidade, um presente para a nossa capital”, disse. Diversos profissionais se mobilizaram entre 2007 e 2013 para concluir a restauração do Cine Brasil. O investimento de R$ 53 milhões foi dividido entre recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da iniciativa privada.

Segundo representantes da Vallourec, empresa responsável pelo empreendimento e mantenedora do Cine Brasil, o maior desafio da restauração foi conhecer a estrutura do imóvel sem suas plantas originais, que se perderam com o tempo. Surpresas surgiram durante esse processo. Em meio às obras, foi encontrada a pedra fundamental da construção original, de 1928, além de uma caixa com moedas e outros objetos deixados pelos operários que ergueram o edifício.

A fachada principal do prédio foi reconstituída seguindo o padrão original, com revestimento em pó-de-pedra, três grandes vitrais com motivos geométricos e quatro grandes lanternas em metal e vidro. As tradicionais portas pantográficas também foram reconstruídas e possibilitam ao público admirar o hall de entrada do Cine Theatro Brasil Vallourec da mesma forma que na década de 1930. Mesmo tendo sido construído originalmente sobre uma super-resistente base de concreto armado, o prédio recebeu uma nova estrutura de sustentação. O reforço possibilitou a construção de um novo pavimento, com fundação independente, acima do telhado original. Assim, o Cine Theatro Brasil Vallourec ganhou mais um salão para exposições e eventos diversos.

Últimas notícias

Comentários