Tiradentes em Cena abre 2ª edição neste fim de semana

Evento que acontecerá entre os dias 16 e 24 de maio, em Tiradentes (MG), reúne espetáculos teatrais do eixo Rio, Minas e São Paulo

por Fernanda Nazaré 15/05/2014 19:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Reunião do ator Matheus Nachtergaele, estreando como diretor, com os atores do grupo teatral de Tiradentes, Entre&Vista (foto: Divulgação)
A cidade histórica de Tiradentes – que fica a 189 km de Belo Horizonte – se prepara para respirar arte e cultura no próximo final de semana. Na sexta-feira, será aberta a segunda edição do festival de teatro Tiradentes em Cena. De 16 a 24 de maio, diversos espaços públicos serão ocupados com peças e performances. Além disso, um palco montado na praça principal da cidade vai abrigar espetáculos musicais e infantis durante todo o evento. A programação é totalmente gratuita.

Uma das novidades deste ano é a estreia do ator Matheus Nachtergaele como diretor de uma peça inédita, baseada no texto O País do Desejo do Coração, de Willian Blake, que será apresentada, no último dia da mostra, pelo tradicional grupo teatral da cidade histórica, Entre&Vista – que tem mais de 20 anos de carreira. "Vai ser uma troca interessante, um trabalho bonito, com as características de cada ator. Mas como uma peça grande inédita no Brasil", conta o ator global e estreante como diretor. Logo após a apresentação, a grande dama brasileira do teatro, Bibi Ferreira, encerra a mostra com o show Bibi – Histórias em Canções, que será apresentado em praça pública.

A segunda edição do evento também terá participação de artistas de fora do estado. De São Paulo, será apresentada a peça inédita Ilhada em Mim, encenada pelo casal de atores Djin Sganzerla e André Guerreiro Lopes. A montagem é baseada em texto da poetisa americana Sylvia Plath e adaptado por Gabriela Mellão.

Debates, cursos, oficinas e palestras direcionadas para a área cultural também fzem parte da programação. De acordo com a idealizadora do evento, Alne Garcia, um dos objetivos do festival é colocar Tiradentes no roteiro teatral do país, além de atrair um novo tipo de turismo para a cidade: "Tivemos uma avaliação muito positiva não só dos moradores, como também de toda a rede hoteleira e gastronômica", completa.

Este ano o Tiradentes em Cena homenageará o grupo mineiro Ponto de Partida, da cidade de Barbacena, que, há 33 anos, se mantém como uma companhia de repertório itinerante, independente, e que conta com com 21 profissionais em exercício permanente.

Para conferir a programação completa do festival acesse o guia do evento.

Últimas notícias

Comentários