100 anos de Lupicínio Rodrigues

O mais famoso compositor gaúcho tem seu centenário celebrado em todo o país

03/11/2014 13:14

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Agência Senado/Reprodução
O músico Lupicínio Rodrigues, autor de canções clássicas como "Felicidade foi-se embora, e a saudade no meu peito, ainda mora, e é por isso que eu gosto, lá de fora, porque sei que a falsidade, não vigora" (foto: Agência Senado/Reprodução)
Mais conhecido como Lupe, o cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, autor de canções como Felicidade, Nervos de Aço e Se Acaso Você Chegasse, nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Começou a compor ainda na adolescência e, muito cedo, deixou aflorar seu lado boêmio. Ele é tido como o criador da expressão "dor de cotovelo", que passou a designar um estilo de canção que trata das desilusões amorosas, temática central de suas composições.

As músicas, autobiográficas ou inspiradas em histórias de amigos, conquistaram fãs em todo o Brasil, em especial em sua terra natal, que Lupicínio nunca abandonou. Aliás, o hino do Grêmio, de 1953, é de sua autoria. Quem nunca ouviu "Até a pé nós iremos, para o que der e vier, mas o certo e que nós estaremos, com o Grêmio onde o Grêmio estiver".

Lupicínio Rodrigues morreu na capital gaúcha em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos, devido a problemas no coração. Deixou nada menos que 150 canções registradas.

(com Agência Senado)

Últimas notícias

Comentários