Livro apresenta imagens inéditas da Guerra do Vietnã

As fotos estavam em negativos guardados por fotógrafos vietnamitas

por João Paulo Martins 11/02/2016 11:17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Another Vietnam/National Geographic Books/Reprodução
Essa é uma das imagens que compõem o livro Another Vietnam, que traz um outro ponto de vista da Guerra do Vietnã, com fotos feitas por vietcongs e vietnamitas (foto: Another Vietnam/National Geographic Books/Reprodução)
Quem não se lembra da Guerra do Vietnã, travada entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte, de regime comunista, entre 1955 e 1975? Grande parte dos registros feitos em fotos e vídeos desse conflito, que terminou com a derrota dos americanos, foram capturados por ocidentais, especialmente os enviados por empresas jornalísticas dos EUA. Porém, agora, a revista National Geographic acaba de publicar um livro intitulado Another Vietnam (Outro Vietnã, em tradução livre), de 240 páginas, com imagens inéditas da guerra, nunca vistas pelo resto do mundo. Ficaram restritas aos negativos por mais de 40 anos.

O responsável por encontrar, agrupar e publicar as fotografias incríveis, que mostram um ponto de vista quase inédito desse triste conflito, é o fotógrafo americano Doug Niven. Ele viajou até o Vietnã para descobrir registros feitos pelos vietcongs (como eram chamados os soldados comunistas) e também pelos vietnamitas. Esse trabalho de apuração durou cerca de cinco anos.

Quando encontrou com os fotógrafos vietnamitas, como Vo Anh Khan, o americano descobriu negativos com imagens inéditas incríveis. Na época, as fotografias não podiam ser enviadas a Hanói, capital do Vietnã do Norte até 1976, devido à censura comunista, e eram "divulgadas" internamente, em pequenas vilas, para incentivar a população que resistia à empreitada americana.

"Pela primeira vez na história, temos fotografias do 'outro lado' da Guerra do Vietnã, tiradas por vietcongs, do exército do Vietnã do Norte, e por fotógrafos civis, de todos os lados do conflito vietnamita. Nenhuma dessas imagens foram publicadas fora do Vietnã, e a maioria delas nunca foi vista mesmo dentro do país", diz Doug Niven no site oficial do livro.

Últimas notícias

Comentários