Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade 2011

14/05/2011 11:03

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Barbara Dutra
None (foto: Barbara Dutra)

Em maio teve início a votação da mais influente publicação gastronômica de Minas Gerais: Encontro Gastrô.A votação acabou. Este ano foram mais de 70 mil votos, e várias categorias tiveram uma disputa bem acirrada. Agora é aguardar a festa de premiação, que será realizada no início de agosto, e também a publicação Encontro Gastrô 2011, que, além dos resultados, traz matérias interessantes e um guia completo de bares, restaurantes e lugares para se divertir em BH.

 

Em 2010 foram 45 jurados e cerca de 5 mil internautas que escolheram os 36 melhores estabelecimentos e profissionais da cidade. O resultado da eleição é divulgado na própria publicação, em evento que acontecerá em agosto.

 

Entre os vencedores do ano passado, destaque para o restaurante Taste-Vin, que já conquistou nada menos que 14 prêmios, fazendo dobradinha nas categorias Cozinha Francesa e Carta de Vinhos. Outros premiados que merecem citação são: o tradicional restaurante mineiro Xapuri, que conquistou seis títulos; a choperia Albano’s, que levou o prêmio de Melhor Choperia pelo quarto ano consecutivo; a boate naSala Lounge & Disco, que já levou três títulos; o restaurante La Victoria que venceu pela quarta vez na categoria Carnes e Parrilla; como Cozinha Contemporânea, o A Favorita levou o terceiro título; o tradicional restaurante Vacchio Sogno, que já angariou quatro premiações, sendo que em 2010 fez dobradinha com Cozinha Italiana e Melhor Restaurante de BH; quando se fala em churrasco, Fogo de Chão é a campeã, com quatro prêmios Churrascaria Rodízio; a 68 La Pizzeria levou três títulos. Entre os profissionais, o destaque é o chef Ivo faria, que de tanto ganhar, se tornou hors concours.

 

Entenda a dinâmica da votação:

 

 

– A escolha dos jurados

 

Para ser jurado de Encontro Gastrô é fundamental gostar de frequentar os lugares participantes da votação. O júri não pode ter nenhuma ligação com as casas em disputa, seja de parentesco, seja profissional. Jurados de edições anteriores só podem repetir sua participação atuando em grupos de casas completamente diferentes daquelas em que votaram no passado. Na escolha, Encontro Gastrô prefere o cidadão comum que aprecia a culinária e que tem como hábito sair pelo menos três vezes por semana para comer fora, seja uma comidinha rápida, seja um bom restaurante. Os jurados são, portanto, formadores de opinião, em primeiro lugar. Além de votar com base na boa gastronomia, foram orientados a fazer suas escolhas levando em consideração critérios como ambiente, atendimento e custo/benefício.

 


– Como os jurados votam

 

Cada um dos jurados recebeu uma lista sugestiva com nomes de todas as casas classificadas por Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade, distribuídas por categorias culinárias. A classificação das casas e o agrupamento em categorias foram feitos com a consultoria da chef Adelaide Engler, profissional de renome internacional, que já atuou na Europa e nos Estados Unidos, e hoje presta consultoria para o Senac-MG. Apesar das sugestões, os jurados tiveram liberdade para votar em qualquer estabelecimento de sua preferência.

 

– Como votam os internautas

 

Além dos jurados, os internautas também ajudam a escolher O Melhor da Cidade através do site da Encontro. Foi disponibilizada na internet a mesma lista sugestiva de nomes de estabelecimentos e suas respectivas categorias culinárias, de forma idêntica aos jurados. Também suas escolhas são livres.

Últimas notícias

Comentários