Apetitosa e nutritiva

25/08/2011 11:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
None (foto: Divulgação)

A  abóbora é originária da América Central. Da família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), tem alto valor nutritivo e possui um mineral que reduz a sensação de fadiga e ajuda na absorção de proteínas e carboidratos. Suas flores são grandes, amarelas ou alaranjadas e conhecidas pelo nome de cambuquira.

 

A abóbora tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, porém a mais conhecida é a redonda, achatada nas extremidade, e de superfície alarnjada e rugosa. Ela é rica em vitamina A, complexo B (B1, B2) e vitamina C, além de conter os seguintes sais minerais: fósforo,potássio, cálcio, silício, magnésio, ferro, cloro. E o interessante é que esse legume não é calórico. Cada 100 gramas de abóbora contém cerca de 40 kcal.

 

Principais espécies de abóbora: abóbora de pescoço ou menina brasileira, paulista, moranga, italiana, brasileirinha, japonesa ou cabotiá, abóbora do campo e espaquete.

 

 
Bolo de cascas de abóbora da Pousada Mirante do Café*
 
 

Ingredientes

 

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 Xícara (chá) de óleo
  • 100 gr de casca de abóbora cozida
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 50 gr de coco ralado
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico
  • 2 xícaras (chá) de leite
 

Modo de fazer

 

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar por 5 minutos. Junte as cascas e o coco bata mais um pouco. Junte a farinha, o leite e torne a bater por mais 5 minutos. Transfira a para uma tigela, adicione o fermento químico mexendo levemente até que incorpore à massa. Coloque em forma untada e enfarinhada. Asse em forno médio, pré-aquecido a 180º por 40 minutos. Caso queira, depois de assado, salpique açúcar mascavo.

 
 
 
* A pousada fica em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto. Contato: (31) 3335-8478

Últimas notícias

Comentários