Frutas e mais frutas

por Simone Dutra 16/01/2012 11:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Eugênio Gurgel
None (foto: Eugênio Gurgel)

Comer frutas é sempre muito bom. Combinadas a outros ingredientes, podem ficar ainda mais interessantes. Caem bem com carnes, saladas, frutos do mar e, nas sobremesas então, nem sem fala: são essenciais. Elas dão leveza às receitas e realçam ainda mais o sabor dos outros ingredientes. Enfeitam e aromatizam, além de transformar simples pratos em apetitosas receitas da alta gastronomia. Para impressionar na hora de preparar a ceia de fim de ano, Encontro pediu sugestão a alguns chefs de renomados restaurantes de Belo Horizonte para compor uma mesa desde a entrada à sobremesa.

 

Inspirado na cultura havaiana, o Lanikai Tiki Bar tem em seu cardápio várias receitas com frutas. O chef Renato Rossetti indica o Tropical Mango Poke, para começar a ceia. “A entrada leve e muito saborosa é composta de atum, manga, pimentões amarelos e vermelhos e, para finalizar, uma porção de coco ralado”, diz.

 

Se a pedida for por frutos do mar, outra entrada que também pode fazer o maior sucesso é o camarão ao véu de presunto Parma com laminas de kiwi e melão. A especialidade é do chef Anderson Lambertucci, do Nutreal Al Mare. “O sabor das frutas com o camarão surpreende qualquer um”, afirma. Para acompanhar, ele indica harmonizar o prato com vinho branco ou tinto suave.

 

Mesclar sabores não é tarefa muito fácil, mas nas mãos do chef China, o difícil se torna saboroso. Ele sugere para sua ceia de final de ano um prato que conquistou muita gente no restaurante Gomide: o magret com laranja. Leva molho e gomos da fruta, além de purê de maçã com maracujá, canela e anis para realçar e aromatizar o purê. Para harmonizar, a sugestão é um vinho tinto ou rosé. “Este prato está no cardápio há seis anos e tem gente que vem de longe só para comê-lo aqui”, revela.

 

Para uma festa mais tradicional e mineira, o chef Frederico Trindade aconselha servir um leitão pururuca com farofa de castanha com maçã verde. Segundo Trindade, sócio do restaurante que leva seu sobrenome, a fruta harmoniza perfeitamente com leitão. “Desde a inauguração o prato teve boa saída. O cliente que desejar saboreá-lo deve nos encomendar com no mínimo 24 horas de antecedência, pois ele demanda uma preparação especial”, diz.

 

Com carnes vermelhas as frutas também harmonizam bem, principalmente a jabuticaba e o abacaxi. Na cozinha do restaurante 2011, a chef Deborah Lachini pensou em um prato clássico do estabelecimento como o medalhão de mignon em redução de vinho do porto e risoto de pêra, gorgonzola e nozes. “O arroz arbóreo tem pedaços de peras cozidas no vinho branco, o que confere um sabor pra lá de especial”, diz.

 

Para fechar o cardápio com chave de ouro, que tal um cornetto crocante ao creme de mascarpone, frutas do bosque e sorvete de baunilha? A ideia é do chef Anderson Teixeira dos Santos, do La Victoria. Escolha sua preferida e comece a contagem regressiva para mais um ano novo cheio de sabor.

 

 
 
 
 
 

Últimas notícias

Comentários