Na mesa 8

por Blima Bracher 17/01/2012 10:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Geraldo Goulart, paulo Márcio, Eugênio Gurgel, Maíra Vieira
None (foto: Geraldo Goulart, paulo Márcio, Eugênio Gurgel, Maíra Vieira)

Na trilha do Ratta

 

Marcos Calmon, o Quito (foto), tem pela frente um desafio: o jovem empresário assume sociedade no Splendido, junto à viúva de Jorge Rattner, Sibele Procópio. A vaga foi deixada por Fernando Areco, o Motta, que por anos comandou a casa ao lado do saudoso chef Ratta. A dupla de uruguaios foi responsável por trazer para BH todo um novo conceito na gastronomia, como o prato montado, carta de vinhos especiais e novos ingredientes. Quito, que também é sócio-proprietário de casas como Gomide e Atlântico, na capital mineira, vai manter no cardápio criações de Rattner: “Queremos manter a clientela que já é fiel e conquistar um público novo. Também vamos reestruturar a casa, já pensando na Copa”, diz. Ele acaba de assumir também a diretoria regional da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança, que reúne os melhores chefs e restaurantes do Brasil.

 

 

 

Trattoria revisitada

 

Rubens Beltrão (foto), um dos chefs mais respeitados de Belo Horizonte, prepara uma novidade. Sua famosa Trattoria Via Destra, eleita este ano como a Melhor da Cidade na votação de Encontro Gastrô, vai ser reaberta com o nome de Antica Trattoria. A mudança de nome veio em função de uma nova sociedade: Beltrão agora assume a casa ao lado de Murilo Paes e Anderson Silvestrini. “Vamos manter no menu os clássicos da culinária italiana e teremos novas criações. Em breve, vamos abrir também para o almoço”, diz o chef. O nome, Antica, faz referência à casa onde é instalado o restaurante, tombada pelo patrimônio, e é também uma alusão ao resgate das receitas antigas da culinária italiana. Rubens mantém sua Trattoria Via Destra em Tiradentes e continua a fazer parte do Viva Mesa, movimento que também reúne os chefs Aline Paiva, Américo Piacenza, Beto Haddad, Guilherme Melo, Paulo Henrique Vasconcellos, Samira Lyrio, Wilson Gonzaga e Zoroastro.

 

 

 

Ainda mais sugestiva

 

Os nomes são inusitados: “Chapoletada”, “Discutindo a Ralação”, “Biju Teteia”. Tudo bem ao estilo Devassa. Com planos de renovação sazonal dos pratos, a cervejaria carioca que tem duas filiais em BH lançou 29 novos pratos. O novo menu foi elaborado pelo chef executivo das franquias, Cláudio Albuquerque, e as mudanças foram aprovadas pelos sócios locais Marcelle Santana e Daniel Balesteros (foto). “Queremos fazer uma cozinha de bar, mas com essência gourmet”, conta Daniel. Resgatando petiscos típicos da culinária brasileira estão o “Sertão Melado”, feito com queijo coalho à moda da tradicionalíssima Feira de São Cristóvão; e o “Gaúcho Chapadão”, feito com fraldinha ou alcatra e servido com molho à campanha. A casa inova ainda trazendo drinques especiais e combos que harmonizam destilados com os chopes da rede.

 

 

 

Força da união

 

“Belo Horizonte está se transformando em um grande centro de turismo de negócios, além de entretenimento, com eventos de grande porte sendo recebidos a cada dia”, diz João Teixeira Filho, presidente do recém-criado Sindbufê (foto, à esq., com os também membros da diretoria, Sérgio Assis Mattos e Karen Piroli). A entidade reúne representantes dos bufês da cidade para atuar de forma mais representativa junto aos órgãos públicos. “Se os investimentos no crescimento de infraestrutura da cidade estão sendo feitos de forma geométrica, cabe a nós, bufês, corresponder com atitudes que venham a dar sustentabilidade às empresas que precisam de nossos serviços”, diz João, que espera, com o novo sindicato, inovar nas ações do setor.

 

 

 

Ampliando os horizontes

 

O casal Gladys e Caio Celso Cardoso (foto), empresários do ramo da construção civil e imobiliário, agora investem no ramo da gastronomia, inaugurando o restaurante Antonucci. Localizada no mesmo local onde funcionava a Pizzaria Antoine, a casa ganhou releitura contemporânea, trazendo pratos da culinária internacional e mantendo as tradicionais pizzas, tudo assinado pela chef Cássia Castro. A carta de drinques e de vinhos foi elaborada pelo sommelier Ângelo Ferreira. A nova adega fica no salão principal do espaço, que ganhou também charmoso lounge na varanda, com poltronas no estilo americano.

Últimas notícias

Comentários