IMA cria certificado para banana

Para incentivar os produtores agrícolas a não utilizar agrotóxicos, governo de Minas cria certificação

por Agência Minas 03/06/2013 17:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC
(foto: SXC)
Incentivar a produção sustentável de banana em Minas Gerais é o objetivo do primeiro certificado emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que foi emitido para uma propriedade que produz a fruta sem o uso de agrotóxicos. O certificado - voltado para produtos de origem vegetal sem uso de produtos químicos - é inédito para produção de banana no estado.

Já certificada, uma propriedade de 10 hectares, no município de Nova Porteirinha, no Norte do Estado, possui uma produção focada na sustentabilidade e no manejo agroecológico, sem a utilização de substâncias nocivas à saúde. Os insumos fertilizantes e de combate às pragas, em sua maioria, são produzidos dentro da propriedade através da utilização de adubos feitos a partir da compostagem e da “biocalda” de fermentação feita com mel de cana, esterco, entre outros.

Para conceder a certificação, o IMA realizou auditorias de conformidade e análises de resíduos para verificar a qualidade e características das bananas, obedecendo a uma série de critérios, e a Emater-MG ficou responsável por prestar toda a assistência técnica.

Atualmente, os produtos certificados no IMA pelo programa de certificação de produtos sem agrotóxicos são o café, hortaliças e morangos, sendo que mais uma propriedade de banana e uma associação de produtores de açúcar mascavo da região de Campos das Vertentes passam por processo para receber esta certificação.

Últimas notícias

Comentários