Linhaça ajuda a amenizar sintomas da TPM e da menopausa

Nutricionista fala sobre os benefícios desse rico grão, e dá dica de uma salada saudável que leva esse ingrediente

por Da redação com assessorias 21/08/2014 15:02

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A linhaça pode ser consumida de várias formas, inclusive em grãos, como na salada istambul, que leva outros ingredientes saudáveis (foto: Divulgação)
Boa notícia para as mulheres: a linhaça pode ser uma grande aliada para amenizar problemas femininos como TPM ou sinais da menopausa. Considerada um alimento funcional, essa semente da moda é reconhecida por sua ação fitoestrogênica e por ser fonte de ômega-3, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. "A linhaça é rica em lignanas, um fitoesterol que possui ação similar, embora mais fraca, ao estrógeno no organismo, por isso ajuda a minimizar os sintomas da TPM e principalmente da menopausa, quando os níveis desse hormônio são baixos", diz a nutricionista Carolina Favaron.

Além de todos esses benefícios, a linhaça é ainda um alimento versátil, pois pode ser consumida na preparação de saladas, tortas, bolos e com frutas. É encontrada em forma de farinha, sementes, grãos ou triturada. Uma boa dica de consumo é a salada istambul (foto), criada por Carolina Favaron, e que leva a linhaça com grãos – pode ser substituída por quinoa ou cuscuz –, cebola roxa, cenoura, damasco, folhas verdes e nozes. "Os ingredientes dessa salada possuem ótimo valor nutricional, já que combinam nutrientes essenciais para saúde, como a cenoura e o damasco, fontes de vitamina A, e a cebola roxa, com ação antioxidante. As folhas são excelentes fontes de fibras e as nozes fornecem gordura de boa qualidade, que ajudam, inclusive, no controle do colesterol ruim, o LDL", explica a especialista.

Benefícios da linhaça:

  • Ômega-3: ela é fonte de ácido alfa-linolênico, que, no organismo dá origem ao ácido graxo ômega-3, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo importante, principalmente, para o sistema cardiovascular e para a cognição (raciocínio e memória)

  • Fibras: excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, que contribuem para o funcionamento intestinal e podem auxiliar na redução e controle do colesterol sanguíneo e do diabetes

  • Vitaminas: a linhaça fornece vitamina A, algumas do complexo B e vitaminas D e E

  • Minerais: possui nutrientes essenciais para o organismo, como ferro, zinco, potássio e magnésio

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