Afinal, suco de laranja engorda ou não?

Pesquisa da Unesp mostra que a bebida não é uma inimiga das dietas. Será?

por Vinícius Andrade 28/04/2016 09:12

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Apesar do estudo da Unesp dizer que o suco de laranja natural não engorda, especialista ouvida pela Encontro recomenda cautela no consumo da bebida (foto: Pixabay)
Você já deve ter ouvido falar que suco de laranja não combina com dieta. Porém, uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara (SP), mostrou que a bebida, sem açúcar e adoçante, não engorda e ainda pode ser uma aliada para controlar o nível de colesterol no sangue.

O estudo envolveu 80 voluntários obesos. Eles foram divididos em dois grupos e fizeram a mesma dieta de emagrecimento. A diferença é que metade tomou suco de laranja e a outra parte não. No final do experimento, ninguém havia ganhado peso. O grupo experimental bebeu 500 ml da bebida por dia, divididos em três porções, durante 12 semanas.

Controvérsia

A nutricionista Milene Henriques Cristina, professora da PUC Minas, questiona os resultados da pesquisa. De acordo com ela, qualquer suco de fruta, mesmo que seja natural, contém alta concentração de açúcar. Além disso, ao processar a laranja, a fibra está sendo descartada, fazendo com que a sacarose atinja rapidamente a corrente sanguínea e favoreça o ganho de peso.

O consumo de 500 ml de suco por dia também é considerado exagerado pela nutricionista. "Essa quantidade não deveria ser incentivada. O suco de laranja é  benéfico, rico em vitaminas e minerais, mas não é a opção mais indicada para o controle de peso", contesta a especialista.

Colesterol

A pesquisa da Unesp também mostrou que o suco de laranja é capaz de baixar o colesterol sanguíneo entre 10% e 15%. Milene confirma que a bebida possui essa propriedade, mas não pode ser comparada à fruta em in natura. "O principal nutriente associado à redução de colesterol é a fibra. Como o suco reduz o teor de fibra da laranja, ele pode ter esse benefício, mas em uma quantidade muito menor", explica a professora.

Moderação

A recomendação, segundo a nutricionista, é sempre priorizar o consumo da fruta. "A gente deveria comer três frutas por dia. Se em algum dos horários você quiser substituir pelo suco, não tem problema, mas teria que ser 300 ml da bebida", diz Milene.

A especialista destaca que a frutose em pequenas quantidades é benéfica e não possui efeitos prejudiciais em relação ao nível de insulina no organismo. Porém, se consumida em excesso, pode ser mais perigosa do que a sacarose.

"Diversos estudos comprovam que o consumo elevado de frutose está diretamente associado ao aumento do colesterol, ganho de peso e até aparecimento de diabetes do tipo 2", alerta a nutricionista.

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