Saiba mais sobre o caqui, a fruta típica do outono

Ela é tão nutritiva que ajuda até os praticantes de atividade física

por Da redação com assessorias 15/03/2017 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Sabia que o caqui é rico em vitamina C e E, licopeno e fibras? Pois é, essa fruta é típica do outono e faz muito bem para o organismo (foto: Pixabay)
Sabia que o caqui é uma fruta típica do outono? Pois é, ela já começa a aparecer nas prateleiras dos sacolões e supermercados ainda em março. Na cozinha, a polpa suculenta e a textura delicada fazem sucesso em diversas preparações, desde a entrada até a sobremesa. Nos benefícios à saúde, a fruta faz bonito, sendo ótima para os praticantes de atividade física, além de ajudar na saciedade e bom funcionamento do intestino.

"No período da safra, os alimentos sempre estão com mais nutrientes e com melhor sabor. No caso do caqui, o pico vai de março a maio e, neste período, é mais fácil comprar caquis de qualidade e mais saborosos", explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.

A profissional aponta algumas curiosidades sobre essa fruta:

  • Não é tomate: alguns tipos do fruto possuem cor avermelhada, o que faz com que ele se pareça com o tomate. Tanto os caquis quanto os tomates são ótimas fontes de licopeno, um antioxidante fundamental na prevenção do câncer de próstata e aliado no fortalecimento da nossa imunidade. Apesar da semelhança na aparência e no teor de alguns nutrientes, eles são frutos diferentes

  • Mole ou duro: depende da variedade. Os caquis mais moles – como o taubaté e o rama forte – possuem mais taninos, o que dá a sensação adstringente, de "amarrar a boca", e, por isso, devem ser consumidos mais maduros. Já as variedades fuyu, kyoto e giombo não possuem taninos, têm a polpa mais firme e crocante e tons mais amarelados

  • Aliado dos praticantes de exercícios: em relação aos nutrientes, o caqui possui vitaminas C e E, que ajudam a fortalecer as defesas do nosso organismo. Ele possui ainda alto teor de açúcar, sendo uma fruta energética, e seu teor de potássio é ótimo para quem faz atividades físicas e precisa repor o mineral perdido no suor. A quantidade de fibras dos caquis ajuda também na saciedade e no bom funcionamento do intestino

  • Sucesso em pratos salgados e doces: seu sabor adocicado é ótimo como sobremesa, para quem gosta de um docinho após as refeições. Além disso, é uma fruta prática para levar de lanche, pois pode ser consumida inteira. Fica ótimo em pratos doces, como mousses e geleias, mas também pode ser usado para compor saladas e molhos para carnes ou massas. Vale lembrar que as preparações quentes fazem com que os caquis percam a vitamina C, pois ela é sensível ao calor

Confira algumas receitas fáceis sugeridas pela nutricionista Renata Guirau:

Compota de caqui

Ingredientes:


Modo de preparo:

Em uma panela, adicione os caquis e o açúcar. Cozinhe por cinco minutos ou até começar a desmanchar. Coloque no liquidificador e bata por um minuto. Volte o creme para a panela e acrescente o suco do limão. Cozinhe em fogo baixo até começar a engrossar (em média cinco minutos). Leve à geladeira e sirva com pães e torradas, ou como doce de colher.

Molho de caqui para carnes

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cebola picada ou ralada
  • 1 colher (chá) de mostarda
  • 2 caquis maduro picados
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • 2 colheres (sopa) de salsinha

Modo de preparo:

Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o restante dos ingredientes, exceto a salsinha. Mexa delicadamente, deixe encorpar, até o caqui amolecer ligeiramente. Tempere com a salsinha e sirva sobre bifes grelhados ou carne assada em fatias.

Mousse saudável de caqui

Ingredientes:

  • 3 caquis grandes e bem maduros
  • 1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça
  • 1 colher (sopa) cheia de chia em sementes
  • 5 tâmaras sem caroço picadas
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Deixe a linhaça e as tâmaras de molho na água por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador junto com os caquis e a chia, até ficar homogêneo. Despeje em duas taças e leve para gelar. Se desejar, coloque castanhas trituradas ou nibs de cacau por cima.

Últimas notícias

Comentários