Enfoque 1

por Kátia Massimo 05/05/2011 17:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marcelo Metzker, Divulgação, Barbara Dutra e Nidin Sanches/Nitro
None (foto: Marcelo Metzker, Divulgação, Barbara Dutra e Nidin Sanches/Nitro)

Tesouro resgatado

Dois gabinetes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais escondem uma riqueza cultural: painéis pintados sobre azulejos pela artista Yara Tupinambá, em 1973, e tombados pelo patrimônio artístico e cultural de Belo Horizonte no ano passado. A pintura foi encomendada à artista para decorar o restaurante da casa, que funcionava no 2º andar. Com o tempo, o prédio passou por reformas, a área do antigo restaurante foi transformada em gabinetes e o painel foi separado em duas partes. Agora, o atual presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB), decidiu transferir a obra para local de acesso público. Ele assinou protocolo de intenções visando à transposição para o espaço cultural da Assembleia.  A pintura, que mostra passagens históricas como a chegada das caravelas ao Brasil, o ciclo do ouro e do café e a Inconfidência Mineira, poderá ser vista, novamente, em sua totalidade. Trata-se de reivindicação antiga da artista Yara Tupinambá, a fim de resgatar a finalidade original da obra de contar aos mineiros a trajetória histórica do estado.


Contra as drogas

Iniciativas para conter o avanço das drogas em Belo Horizonte terão espaço na Câmara Municipal ao longo deste ano. Os vereadores lançaram a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e já programaram calendário de atividades para discutir o assunto com autoridades públicas e organizações da sociedade civil.  A primeira iniciativa será a realização de seminário, marcado para 14 de junho. A programação ainda não está definida, mas o vereador Hugo Thomé (PMN), que está à frente dos trabalhos, diz que pretende reunir nomes de peso para buscar soluções.   


Passaporte carimbado

A mineradora Ferrous realizou seu primeiro embarque internacional de minério de ferro. Foram 162,7 mil toneladas, com destino à Ásia. A empresa, dirigida pelo engenheiro Mozart Litwinski, tem meta ambiciosa: chegar a 25 milhões de toneladas exportadas nos próximos três anos. Toda a produção da mineradora – estimada em 3 milhões de toneladas para 2011 – é proveniente de minas localizadas em terras do Quadriláterro Ferrífero, especificamente nas cidades de Brumadinho, Congonhas e Itatiaiuçu. A região é a que concentra as maiores jazidas do mineral no Brasil.



Caiu no gosto

Os mineiros estão mais ligados na Record. A emissora alcançou 6 pontos em audiência na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na média de março, ficando atrás apenas da TV Globo. Há um ano a Record vem apostando em mudanças.  Além da contratação de profissionais, instalou novo estúdio de jornalismo em Belo Horizonte e investiu inclusive na compra de helicóptero, a fim de transmitir notícias em tempo real.  O diretor comercial, Wagner Espanha, acredita na estratégia de maior proximidade com telespectadores e clientes para consolidar a posição da emissora por aqui.  


Sob nova direção

A Santa Bárbara Engenharia tem novo presidente. Trata-se de Francisco Leonardo Costa, executivo que construiu carreira na OHL Brasil, holding de concessionárias de rodovias, pertencente ao grupo espanhol OHL. Marcelo Dias, que respondia pela presidência, deixa a função para compor o conselho de administração do Grupo GD Empreendimentos, que detém o controle acionário da Santa Bárbara e da Cesa Logística.  Sob o comando de Dias, a receita bruta da Santa Bárbara Engenharia cresceu 52% nos últimos dois anos, atingindo R$ 740 milhões.


Mais Ficha Limpa

Projeto que estabelece a certidão negativa de violação dos direitos do consumidor para pessoas físicas e jurídicas, de autoria da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), foi aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal. A proposta é de criar uma espécie de ficha limpa para empresas e autarquias que participem de licitações. As pessoas jurídicas terão que provar, por meio de certidão a ser emitida pelo Procon Municipal de Belo Horizonte, que nunca lesaram os consumidores. Para entrar em vigor, a lei depende agora de sanção do prefeito Marcio Lacerda.


"Deu o que falar


“Quero criar meu filho para se casar com uma mulher”.

Deputado estadual João Leite (PSDB) criticando os kits anti-homofobia que serão distribuídos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em escolas de todo país


“Governador não manda nada aqui não, viu? Esta terra aqui tem um cacique”.

Deputado estadual Elmiro Nascimento (DEM), secretário de Agricultura de Minas Gerais, durante visita à cidade de Januária (MG), referindo-se ao deputado estadual Paulo Guedes (PT), que teve votação expressiva na região.


“Comprei o ‘diproma’. Eles me deram o maior ‘trabaio’.”

Prefeito de Dom Cavati (MG), Jair Vieira Campos (DEM), admitindo a condição de analfabeto em discurso feito durante festa na cidade


 “Nem olimpíadas, nem Copa do Mundo, nem qualquer outro evento”

Juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, que refutou o argumento de urgência e suspendeu as obras do Aeroporto
Tancredo Neves, por falta de estudo de licenciamento ambiental, acatando pedido do Ministério Público.


“Os homens estão saindo do armário”

Escritora Martha Medeiros, que lançou livro em BH, sustentando que os homens na atualidade abandonaram o estereótipo machista e não temem assumir sentimentos 

 

Últimas notícias

Comentários