Inventando moda

por Guilherme Torres 11/05/2012 12:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Lourival Ribeiro/SBT, Júnia Garrido, Maíra Vieira
None (foto: Lourival Ribeiro/SBT, Júnia Garrido, Maíra Vieira)

Completando 20 anos de estrada na moda, o estilista mineiro Rodrigo Fraga, 43 anos, festejou a trajetória em grande estilo recentemente no Sesc Palladium. Ousado, ele apresentou um mix de moda, cinema e artes visuais, e estreou como diretor e roteirista, assinando a  direção de arte e a cenografia  do seu primeiro “filme-propaganda”, um curta intitulado Uma Lembrança Feliz de Dias de Flores. Entre os momentos marcantes nas duas décadas, ele relembra o período em que viveu em Londres, nos anos 1980, lugar de grande influência e onde fez curso de Design de Moda, no Chelsea College. Ele revelou à coluna que foi lá, também, onde conheceu e manteve uma longa (e conhecida por poucos) amizade com o estilista Jean Paul Gaultier. “Ter-nos tornado amigos foi um grande diferencial no começo da minha carreira”, conta. Há três anos mergulhado na marca Rodrigo Fraga – Costura Especial, de alfaiataria masculina, o estilista diz que irá retomar sua aclamada linha casual em 2013. Aguardem.

 

 

 

Câmera, ação!

 

O ator Daniel Satixe, 32 anos, promete muitas emoções na grande aposta do SBT para este ano – o remake de Carrossel, sensação na década de 1990. Denominando-se mineiro, ele nasceu em São Paulo, mudou-se com a família para Tóquio, no Japão e, quando retornou para o Brasil, ainda criança, veio para BH e aqui ficou até os 23 anos. Com dom para as artes cênicas desde criança, foi também na capital que fez os primeiros cursos na área e estreou em peças, comerciais e filmes. O rosto ainda não é popular, mas o currículo já reúne boas participações em novelas e programas, como as globais Passione, A Favorita, Cama de Gato e outras. O convite para a versão brasileira do folhetim veio depois da análise de fotos e vídeos feita pela cúpula da autora e adaptadora, Íris Abravanel. “É um presente, um novo desafio com grande responsabilidade. Deu um friozinho na barriga”, diz. Na trama, que estreia no fim deste mês, Daniel é Frederico Carrilho, o pai da pequena Carmem.

 

 

 

Beleza pura

 

O Miss Brasil-Estados Unidos, concurso que elege anualmente as mais belas brasileiras residentes nos EUA, conta com dois belo-horizontinos na organização. Um deles é o empresário Cacá Santos, 57 anos, que atua como assessor presidencial e é ligado ao evento desde o início. Há poucos meses, quem assumiu posto foi Helder Michetti, 53 anos, dirigindo o marketing internacional no Intercâmbio Brasil/EUA. Os números reafirmam o sucesso da empreitada: em duas décadas de existência, mais de 9 mil brasileiras participaram da disputa. A edição 2012, que está com as inscrições abertas, acontecerá em novembro, e a dupla já articula a possibilidade de o evento ser transmitido em canal aberto para o Brasil. “Os brasileiros formam a comunidade que mais cresce no EUA. Com isso, atingimos um patamar de um evento internacionalmente aclamado e exitoso”, disse Cacá. Entre as mineiras que já levaram o título estão as belas Ana Flávia Gontijo (2001), Laura Raquel (2004), a ex-Miss Minas Gerais e Brasil Natália Guimarães (2005) e Marcela Granato (2009).

 

 

 

Legalmente  Lea

 

A modelo transexual Lea T passou no último mês pela polêmica cirurgia de readequação de sexo. A operação, considerada por Lea fundamental para se sentir uma mulher plena, foi endossada por um longo período de terapia, exames, e aconteceu na Tailândia, verdadeira “indústria” desse procedimento. A mineira, que foi lançada no mundo fashion pelo amigo Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy, em 2011, logo ganhou destaque na imprensa, fez trabalhos de repercussão mundial e conquistou posto entre as 50 modelos mais importantes da atualidade. Filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo, ela, que nasceu Leandro Cerezo, agora pode regularizar seu registro de nascimento mudando o nome e o sexo. Segundo rege a decisão de 2009 do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), a mudança não é informada na nova certidão e constará somente no cartório. Enquanto se recupera da cirurgia, em Milão, na Itália, onde mora, a agenda de trabalhos de Lea T segue em suspenso.

 

 

 

Talento premiado

 

Minas está representada no mais aguardado evento do mercado da comunicação mundial, o Cannes Lions – Festival Internacional da Criatividade. A designer mineira Lorena Marinho, 23 anos, integra a comitiva formada por 25 jovens criativos das principais agências do país. Ela é, ainda, a primeira brasileira a vencer a recém-lançada categoria de Design do Young Lions Competition, que reconhece trabalhos da área. Nascida em Pará de Minas, a 70 km de BH, Lorena veio estudar na cidade há sete anos. “O design mineiro tem muita qualidade, mas o mercado aqui ainda é pouco valorizado, por isso estou surpresa e ansiosa”. O convite é resultado da criação da identidade visual da exposição Duo – A Matéria Imaginária nas Obras de José Alberto Nemer e Annie Rottenstein, que fez sob direção de Gustavo Greco, da Greco Design, onde Lorena trabalha. A viagem para o festival em Cannes, na França, acontece em junho.
 

Últimas notícias

Comentários