O carro que flutua

por Fábio Doyle 30/08/2012 12:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
None (foto: Divulgação)

O carro do futuro pode representar o fim da indústria de pneus e da necessidade de ruas bem pavimentadas para que os carros rodem de forma suave. É uma das conclusões a que se pode chegar com o projeto do Hover Car, apresentado na China em maio, durante o Auto China 2012. Desenhado como uma bolha que flutua, o Hover Car é um carro urbano de dois lugares, não poluente, que flutua a alguns centímetros do solo. É um projeto de veículo emissão zero da Volkswagen que poderá, no futuro, viajar ao longo de redes de estradas eletromagnéticas.

 

As soluções de funcionalidade do Hover Car estão prontas, mas levando em consideração outras variáveis, como infraestrutura viária, desenvolvimento técnico e restrições financeiras, o carro não poderá ser lançado em um futuro previsível, informa Carolin Emmerich, da Volkswagen na Alemanha.  Isso sem contar o poderoso lobby da indústria de fornecedores, como a de pneus, que entraria em processo de crise irreversível caso o Hover Car, que não necessita de pneumáticos de borracha, venha a substituir os carros atuais.

 

Projeto Music Car: a cor do carro muda de acordo com a música que estiver tocando
 
 

O Hover Car foi uma das três ideias vencedoras do People Cars Project (PCP), promovido pela Volkswagen na China, com o propósito de conhecer os desejos dos chineses em termos de carros seguros que possam circular com facilidade em ruas congestionadas, “sem perder o charme do design e da emoção”, explicou Simon Loasby, chefe de design da VW China. Para ver o Hover Car em ação em filme apresentado no Salão do Automóvel da China basta acessar o YouTube. É bom não se entusiasmar e lembrar que a realidade desse filme é (ainda) virtual.

 

O Music Car é o segundo projeto selecionado pelo PCP.  Mostra que muitos chineses querem ter carros com design exclusivo. Equipado com diodos de emissão de luz orgânica, a cor exterior do veículo muda de acordo com a música escolhida.

 

Smart Key é outro projeto do futuro: trata-se de chave-computador por meio da qual o motorista controla tudo em seu carro
 
 

O terceiro projeto é o Smart Key, que mostra a tendência dos carros virem equipados com cada vez mais tecnologia online. A finíssima chave de nove milímetros tem uma tela de toque de alta resolução que mantém o motorista informado sobre a situação do combustível, as condições climáticas e a segurança do carro por meio de uma rede 3G. Com essa chave, o carro pode ser também monitorado de uma perspectiva aérea, por meio de transmissão via satélite em tempo real.

Últimas notícias

Comentários