Tempo de morango

por Simone Dutra 31/08/2012 13:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
None

Morango tem o ano inteiro. Mas é entre os meses de agosto e outubro que ele aparece com força total nas bancas dos mercados e vitrines de confeitarias e padarias. Isso porque nesta época acontece a colheita dessa suculenta fruta que, por ser versátil, acaba se tornando o grande segredo na finalização de um prato. Muitos chefs gostam de brincar com seu sabor agridoce e surpreendem elaborando deliciosas combinações com pratos salgados e saladas.

 

Além de bonito e gostoso, o morango é também muito saudável: 100 gramas têm apenas 32 calorias. É uma fruta para ser consumida sem culpa, inclusive no preparo de sucos e drinques. A cor vermelha intensa enche os olhos e é difícil resistir à fruta in natura. Quem nunca experimentou com uma cobertura generosa de chantilly? Ou quem sabe no fondue de chocolate? O fato é que, nesta época do ano, o morango é explorado de todas as maneiras possíveis, e a partir daí surgem saborosas receitas de dar água na boca.

 

O restaurante diVino é um dos que gostam de brincar com doce e salgado no mesmo prato. O chef Fábio Pontes tem no cardápio algumas receitas com molho de frutas, e uma delas é o linguado tricolore, com morangos fatiados. No Café Bistrô Santa Sophia, a fruta também está presente no preparo de drinques, tortas e até geleia, que a chef Magda Dias Leite faz questão de preparar artesanalmente para servir com croissant durante o café da manhã, aos domingos.

 

Mas se a pedida for por uma entrada, a indicação é a salada de rúcula silvestre com morangos ao balsâmico. A receita é do chef João Paulo Gomes, do restaurante do Minas Tênis II, que harmonizou bem o vinagre com mel e o sabor meio amargo da folha com o agridoce da fruta. As pizzas também ganham novo sabor se combinadas com morango. Na Pizzaria Olegário, a pizza doce de morango com chocolate tem o seu lugar garantido na lista das mais pedidas pelos clientes.

 

Na confeitaria alemã Strudel Haus, o morango está presente tanto nos doces quanto nos pratos salgados. O salmão, tradicionalmente servido ao molho de maracujá, ganha outro sabor com o molho de morango. “Os clientes adoram”, revela o chef e proprietário Reginaldo Mendes Silva. Mas os destaques da casa são as tortas e os profiteroles recheados com pedaços de morango. Difícil resistir.

Últimas notícias

Comentários