Boca de amora

Maquiagem para as estações frias colore os lábios com cores intensas, nos tons de berry. É a releitura moderna do batom vinho

por Marina Dias 08/05/2013 13:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leo Araújo
O maquiador Ronan Pessim propõe um make na modelo Laura Boson (Woll Agency) que traz as principais tendências da estação. Na pele, corretivo, base e pó %u2013 tudo matte e sem brilho. Nos olhos, lápis preto, sombra cor da pele em todo o côncavo e sombra preta no canto externo, esfumaçada com marrom. A sobrancelha é realçada com sombra ou rímel específico para a área em tons marrom ou grafite. Na boca, batom cor berry passado com pincel, para um desenho mais preciso. O blush é leve, só para finalizar. (foto: Leo Araújo)

Dias friozinhos estão por vir e, com eles, a sofisticação que envolve as produções de inverno. Para acompanhar as botas, trenchcoats, pashminas e outras peças características das baixas temperaturas, é preciso investir no make. Desfiles desta temporada e lançamentos de produtos para o outono/inverno, como as linhas de maquiagem da Yves Saint Laurent e da MAC, indicam que os tons escuros, terrosos e avermelhados, tradicionais desta época do ano, seguem em alta. As vedetes da temporada são as cores de “berries” – como são chamadas as frutas no estilo amora, framboesa e mirtilo.

Essas cores, puxadas para o roxo ou uva, são as queridinhas das ousadas Lanna del Rey e Rihanna, também conhecidas pelas bocas carnudas – nas quais os tons ganham destaque. A proposta dos berries é dar vida à sobriedade normalmente associada ao frio. “No inverno, as cores tendem a escurecer. No cabelo, as mechas se tornam mais escuras para o tratamento do descolorido do verão, e a maquiagem acompanha essa onda”, explica o maquiador Ronan Pessim, do estúdio Ronan Pessim Exclusive.

Segundo o maquiador, os tons da temporada nada mais são do que uma releitura daquele “vinho careta”, que ganhou novos pigmentos e se modernizou. “A tendência não está relacionada ao dark ou ao movimento rock dos anos 1970. É apenas o colorido que já estava em alta no verão, mas adaptado ao inverno”, explica. A escolha por esse tipo de produção, diz, mostra uma mulher chique e de atitude.

Outra novidade, segundo ele, é a mudança do foco de cor na produção, seguindo uma tendência do último verão. “Normalmente, o olho realçado é marco da maquiagem de inverno, mas a boca é que está em evidência agora”, diz. “A tendência do verão se manteve e as cores escureceram: o lilás, um dos tons da estação passada, virou o pink quase negro, uma uva bem fechada que está em alta hoje”, afirma.

Leo Araújo
(foto: Leo Araújo)


Renan destaca que a cor cai melhor em pessoas de pele mais clara e que mulheres morenas podem optar por tons terrosos, acobreados e chumbo. Mas não há regras estritas, e tudo vai do gosto de cada uma. “A magia é adequar a tendência ao bom senso e ao perfil estético do rosto”, diz.

Para quem é fã de destacar os olhos, não se preocupe. A cor forte nos lábios não significa necessariamente que outros elementos terão de ficar apagados. É possível trabalhar também as janelas da alma, desde que exista harmonia na composição. Uma característica desta temporada é, por exemplo, o realce da sobrancelha, que estava sem destaque no verão e voltou a ser sombreada. Isso ajuda a dar ênfase aos olhos. Ainda diferentemente das últimas estações, a proposta do inverno é um make mais seco, sem a luminosidade tão usada no verão. Mas, em relação ao batom do inverno, a escolha pelo brilho ou pela opacidade fica a cargo da mulher.

Para inspirar as leitoras, Encontro sugere uma produção de make tendência da estação: pele matte, olhos levemente marcados, sobrancelha realçada e foco na boca, que leva batom na cor da temporada. Uma dica final – e importante: ao preparar a pele, não exclua os lábios. Dessa forma, o batom fixa melhor e mantém a cor original. Que venha o inverno!

Confira o making off:

Últimas notícias

Comentários