Recanto para todos os estilos

Área de lazer, convivência e descanso, as varandas são ambientes versáteis, que funcionam como extensão do espaço social

por Marina Santos 06/03/2014 14:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.


Refúgio para descanso e relaxamento, cantinho de leitura ou um lugar acolhedor para apreciar a vista e cultivar hobbies. As varandas ganham cada vez mais atenção daqueles que se preocupam em morar bem. Elas podem ser pensadas para proporcionar lazer à família e recepcionar os amigos. O segredo é fazer com que esses espaços adquiram estilos e funcionalidades próprios.
 
Para aqueles que gostam de receber, a sugestão é investir na integração dos diferentes ambientes, criando uma área de convivênia que conecte varanda, sala de estar, jantar e outros cômodos. A criação de espaços gourmet nessa área é a solução para os apreciadores da culinária, que adoram se reunir em um ambiente agradável e com boa prosa. Para trazer originalidade ao projeto, é interessante acrescentar objetos que remetam à memória afetiva e visual dos moradores, a exemplo de retratos, quadros e objetos de coleção.

Jomar Bragança/Divulgação
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)

Clima de praia

A varanda desta residência, localizada no bairro Mangabeiras, foi pensada para ser uma extensão do ambiente social interno. Com 55 m2, ela abriga espaço de jantar, estar e uma jacuzzi. As almofadas e assentos são revestidos com tecido náutico e a mesa de jantar, feita em madeira de demolição, possui pé de ferro oxidado, por estar muito próxima à piscina. O projeto é da arquiteta e designer de interiores Cícera Gontijo.

Gustavo Xavier/Divulgação
(foto: Gustavo Xavier/Divulgação)

Encontro com a culinária

A varanda deste apartamento no bairro Castelo foi transformada em um espaço gourmet pelas arquitetas Natália Botelho e Paola Corteletti. Equipado com churrasqueira a gás, frigobar em estilo retrô e fogão cooktop, possui ainda pequena adega e chopeira de bancada. A textura cinza sobre as paredes contrasta com os armários em laminados pretos e vermelhos, além de dar destaque à coleção de pratos do casal.

Daniel Mansur/Divulgação
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)

Dois em um

A proposta das arquitetas Adriana Caporali e Luciana Lage foi integrar a varanda à sala de estar deste apartamento, localizado no Vila da Serra, em Nova Lima. Para dar uniformidade ao ambiente, foi usado piso único em mármore e sem desnível. O isolamento é feito por uma porta de correr de vidro. Ao fundo, o espaço gourmet possui churrasqueira a gás, pia e fogão cooktop. As persianas resguardam a privacidade do local.

Meagan Romney/Divulgação
(foto: Meagan Romney/Divulgação)

Ponto do aconchego

Resultado da parceria entre a arquiteta urbanista Mariana Borges e a designer de interiores Thaysa Godoy, a varanda desta casa, na região da Pampulha, procura criar um ambiente acolhedor. Foram usados tons neutros e claros, aliados a almofadas, tapetes e tecidos de toque macio. Destaque para a escolha de móveis com desenho ergonômico. O espaço recebeu papel de parede e cortinas nas laterais, que sugerem estilo balinês.

Caterina Uxa/Divulgação
(foto: Caterina Uxa/Divulgação)

Em meio à natureza

O projeto da casa no condomínio Ville de Montagne, em Nova Lima, assinado pela arquiteta Mariléia Mesquita e com paisagismo e decoração de Droysen Tomich, explora a beleza da mata circundante. Na varanda, a piscina com borda infinita aumenta a integração do espaço com a vegetação nativa. As paredes revestidas por plantas ocupam pouco espaço, mas criam um belo jardim vertical suspenso. O piso e o teto em madeira, com mobiliário mais sóbrio, conferem um ar rústico e aconchegante à residência.

Gustavo Amorim/Divulgação
(foto: Gustavo Amorim/Divulgação)

Simples e encantador

Essa varanda de um apartamento no bairro Santo Antônio se destaca pela praticidade e uso de produtos sustentáveis. As poltronas de fibras sintéticas e almofadas com tecido impermeável foram escolhidas por serem mais resistentes à ação do tempo. O toldo articulado permite a permanência no local durante o dia e a noite. O orquidário ao fundo e os vasos de plantas valorizam o ambiente. O projeto é de autoria da arquiteta urbanista e designer de interiores Valéria Alves.

Últimas notícias

Comentários