Celebração mineira da fé

Um roteiro com sete cidades históricas de Minas que têm celebrações tradicionais e emocionantes da Paixão de Cristo, ideais para quem quer fazer um passeio cheio de reflexão na Semana Santa

por João Paulo Martins 27/03/2014 11:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.


Juarez Rodrigues/EM/DA Press
(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)

Para os seguidores do cristianismo, a semana de 13 a 20 de abril, considerada santa, é o momento de relembrar os passos de Jesus Cristo, de sua perseguição pelos romanos à ressurreição no monte das Oliveiras. Esse período, celebrado em todo o mundo, começa com o domingo de Ramos e a tradicional missa de bênção dos fiéis e culmina no domingo de Páscoa, a festa que marca o momento-símbolo da vida e da morte de Jesus Cristo.

Em Belo Horizonte, o destaque é a quinta-feira, marcada pela Missa da Unidade, em que bispos, padres, seminaristas, vocacionados, leigos, jovens, instituições e milhares de cristãos participam da celebração, normalmente presidida pelo arcebispo da capital. Na ocasião, é realizada a Bênção dos Santos Óleos, que são distribuídos para as 265 paróquias da Arquidiocese de BH.

As cidades do interior de Minas Gerais também reservam uma programação especial para os turistas. Além dos tradicionais tapetes de serragem, que enfeitam as ruas e trazem imagens religiosas e até mensagens sobre assuntos da atualidade, as missas e procissões unem visitantes e moradores no momento de reflexão e fé. Pensando em quem vai pegar a estrada no feriado religioso, selecionamos sete cidades históricas mineiras que prezam por ritos tradicionais, muitas vezes seculares, que lembram a Paixão de Cristo, com suas ruas de pedra e igrejas ricamente adornadas pelo barroco.

Beto Novaes/EM/DA Press
(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Geraldo Goulart
(foto: Geraldo Goulart)
Beto Novaes/EM/DA Press
(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Divulgação
(foto: Divulgação)
Divulgação
(foto: Divulgação)
Divulgação
(foto: Divulgação)
 

Últimas notícias

Comentários