Tranças para eles

Os homens aderiram de vez aos penteados femininos. Depois do coque, agora os cabelos trançados fazem a cabeça dos mais descolados

por Geórgea Choucair 08/01/2016 14:24

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Victor Schwaner/Encontro
O penteado também é possível em cabelos mais curtos e até raspados nas laterais: modelo adotado pelo stylist de moda João Paulo Durão (foto: Victor Schwaner/Encontro)
Faça uma busca rápida no Instagram por #manbraid (trança masculina). O resultado serão milhares de fotos com o penteado. Os modelos são os mais variados possíveis: dupla embutida, clássica, geométrica, volumosa. Elas prometem ser a coqueluche do verão para os marmanjos mais descolados. São a nova pegada dos rapazes que sempre estão à procura de novo estilo para os cabelos.

Surpreendente? Nem tanto. Homens usando o penteado já não é mais novidade. Quem nunca ouviu falar do coquinho masculino? O estilo samurai, associado ao visual lenhador, com barba, camisa xadrez e bota, ficou em alta no verão passado e ainda faz suspirar a mulherada.  E foi só as pessoas começarem a se acostumar que eles aparecem com outra novidade.

Victor Schwaner/Encontro
O artista plástico Arthur Camargos tem cabelo anelado e volumoso: "A trança ajuda a colocar tudo no lugar e ainda fica elegante" (foto: Victor Schwaner/Encontro)
O artista plástico Arthur Camargos, de 23 anos, está entre os 18 profissionais que se revezam na instalação artística Standard Time, do alemão Mark Formanek, no Centro Cultural Banco do Brasil, em BH. Sempre vestido de capacete, luvas, botas, óculos e ...trança! Os acessórios fazem parte do uniforme do grupo, mas o penteado foi a forma que Arthur escolheu para ficar mais "à vontade" no trabalho. Somado ao alargador de orelha, brincos, piercing no septo e tatuagens pelo corpo, nunca passa despercebido. "O meu cabelo é muito anelado e volumoso. A trança ajuda a colocar tudo no lugar", afirma. "Não vai cabelo no rosto e ainda fica elegante."

As madeixas compridas ajudam a aderir à nova tendência. Mas em cabelos curtos as tranças também são possíveis. O stylist de moda João Paulo Durão, de 28 anos, tem a parte de cima do cabelo maior e as laterais raspadas. Ele costuma usar o penteado embutido. "Não existe isso de ser coisa de homem ou de mulher usar", diz.  Que o diga o ator e cantor americano Jared Leto. No Globo de Ouro deste ano, ele apareceu para a premição com uma trança de tamanho generoso. De terno branco e preto, deixou os longos cabelos presos no penteado. O estudante de publicidade Pedro Piazzi, de 27 anos, é um dos fãs do estilo do cantor. "Ele muda muito, é meio camaleão", diz. Pedro começou a deixar as madeixas crescerem há cerca de seis meses. De lá para cá, arriscou novos penteados, como a trança. "Tinha vontade de fazer há algum tempo, mas o meu cabelo era curto", afirma.

Rogério Sol/Encontro
Pedro Piazzi começou a deixar as madeixas crescerem há seis meses: "A trança é um incentivo para os homens saírem da mesmice", diz (foto: Rogério Sol/Encontro)
O look costuma despertar olhares curiosos, segundo Pedro. "Mas é um incentivo para os homens saírem da mesmice", diz. "Ainda facilita quando o cabelo está no meio-termo, nem grande nem curto." A área de atuação do estudante, a comunicação, permite o visual mais despojado. "É um ambiente que não se prende tanto a regras", observa. O cabelo grande é tendência para os homens em 2016, segundo Paulo Sérgio de Oliveira, da rede Barbearia Isac.com. de BH. "E a trança é uma ramificação do cabelo grande", afirma. A maquiadora e cabeleireira Andrea Alencar já fez o penteado em alguns homens. "Acho lindo, mas só segura esse look o cara mais descolado e moderno", diz. E uma boa notícia para quem tem dúvidas: as mulheres acham sexy. "Dá uma sensualidade ao visual", diz Andrea. As fãs já declararam em redes sociais o amor à modinha entre os homens. Para entrar na onda, muitos deles já estão deixando o cabelo crescer.

Últimas notícias

Comentários