Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Mitos e verdades sobre a gordura localizada

Especialista desmente boatos e diz o que é verdade sobre a alimentação adequada para se perder a temida "barriguinha saliente"


postado em 23/02/2015 08:49 / atualizado em 23/02/2015 08:57

Entre os boatos desmistificados pela nutricionista está o consumo de alimentos diets, que não ajudam a emagrecer, como muita gente pensa(foto: Pixabay)
Entre os boatos desmistificados pela nutricionista está o consumo de alimentos diets, que não ajudam a emagrecer, como muita gente pensa (foto: Pixabay)
A busca por um corpo bonito e saudável exige uma longa trajetória, e cada vez mais soluções milagrosas e dicas para perder a barriga aparecem das mais diversas formas. Esse é, de fato, o maior problema para quem está cima do peso, pois informações, muitas vezes equivocadas, tomam força e fazem muita gente adotá-las como verdade.

Por essa razão, a nutricionista Cátia Medeiros conta quais são as verdades por trás das dietas e soluções "milagrosas" e quais não passam de mitos. Dessa forma, eliminar o excesso de gordura de forma saudável se tornará algo bem mais garantido e saudável.

Existem alimentos que ajudam a perder a gordura localizada

Meia verdade. Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em reverter esse estado procurando uma alimentação equilibrada e individualizada. Existem alimentos que ajudam nesse processo, mas, claro que não fazem milagres. Deve-se procurar comidas que possuam: fibras (ajudam no bom funcionamento intestinal, favorecem a eliminação de toxinas, sendo encontradas em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, algas e leguminosas); e magnésio (atua em conjunto com o cálcio, ajudando a diminuir o inchaço e a vontade de comer doce, podemos encontrá-lo no figo, na aveia, na beterraba, na acelga, no quiabo, na alcachofra, no abacate, na banana e em nozes e castanhas).

Tomar água morna em jejum auxilia na perda da gordurinha

Mito. A única verdade nisso é que ingerir alguma bebida de manhã pode ajudar na saciedade, apenas isso. Geralmente, um mix de fibras pode ser interessante, por auxiliar na saciedade e regular a taxa de açúcar do sangue. Então a fome chegará mais tarde. Além disso, diminui a absorção de gordura.

Suco de limão, chá verde e farinha de linhaça dourada auxiliam na perda de gordura localizada

Verdade.
Eles são famosos pela razão correta. Os três possuem ação termogênica e também em outras situações orgânicas, como saciedade e diminuição de absorção de gorduras.

Alimentos diets são emagrecedores e podem auxiliar na perda da gordura

Mito. Eles não são emagrecedores e nem ajudam na perda de gordura. São direcionados geralmente a uma população com alguma recomendação específica, por exemplo, os diabéticos. Um bom exemplo é o chocolate diet, que tem 100% do açúcar retirado, mas possui um maior teor de gordura, portanto é mais calórico que a versão normal.

Optar por produtos integrais, como pão e massa, ajuda a eliminar a barriguinha

Verdade. Esses produtos são ricos em fibras, além de obter várias vitaminas e minerais, favorecendo a diminuição da indesejável barriguinha. Isso, porque auxilia no processo de emagrecimento, melhora o funcionamento intestinal, se for acompanhado de uma boa hidratação, e auxilia na boa nutrição, evitando assim a retenção hídrica, por exemplo.

A culpa da barriguinha saliente não é apenas dos alimentos

Verdade. Uma barriga com excesso de gordura localizada pode ter diversas causas como herança genética, alteração hormonal e retenção de líquido. Para diminuí-la é preciso antes de tudo determinação, aliando uma alimentação equilibrada e individualizada e atividades físicas devidamente direcionadas aos objetivos procurados.

A nutricionista Cátia Medeiros ainda lembra que não existe nenhuma fórmula mágica para acabar com a gordura localizada: "O que existem são algumas modificações em nossa rotina que podem melhorar a situação. Mastigar devagar, optar por um jantar mais leve e sempre praticar atividades físicas são atitudes que, realmente, podem fazer a diferença".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade