Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Você sabe quantas árvores existem no planeta Terra?

Uma contagem feita pela Universidade de Yale, dos Estados Unidos, chegou a um número quase 10 vezes maior do que se esperava


postado em 04/09/2015 10:13 / atualizado em 04/09/2015 12:16

Estudo da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, divulgado na revista científica Nature, mostra que o planeta Terra possui nada menos que 3,04 trilhões de árvores(foto: YouTube/Reprodução)
Estudo da Universidade de Yale, dos Estados Unidos, divulgado na revista científica Nature, mostra que o planeta Terra possui nada menos que 3,04 trilhões de árvores (foto: YouTube/Reprodução)
Se você acha que as árvores só podem ser encontradas em florestas, está enganado. Na verdade, elas estão espalhadas pelo globo terrestre, e em número muito maior do que os cientistas imaginam. Isso mesmo. Um estudo publicado na revista Science, no dia 2 de setembro deste ano, mostra que existem incríveis 3,04 trilhões de árvores em toda a Terra.

"Nós ficamos impressionados, pois é um número 'astronômico'. Na estimativa anterior, que levava em conta imagens de satélite, calculávamos que nosso planeta possuía 400 bilhões de árvores. Então, ficamos surpresos quando descobrimos que o número, na verdade, possui 12 zeros", diz Tom Crowther, professor da escola de Estudos do Meio-Ambiente e Florestas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e um dos autores da pesquisa, em entrevista ao portal The Huffington Post.

Como é sabido, as árvores são responsáveis pela produção de oxigênio, ajudando a compor o ar da atmosfera, necessário para nossa sobrevivência. Porém, se você pensa que os trilhões de árvores significam uma solução para a poluição atmosférica, mais uma vez, se engana. O estudo da Universidade de Yale mostra que a cada cano, 15 bilhões de árvores são derrubadas em todo o mundo, e, para se ter uma ideia, desde o começo da civilização, as florestas foram reduzidas em cerca de 46%.

Para chegar ao cálculo do estudo publicado na Science, os pesquisadores usaram satélites, dados relacionados ao meio-ambiente e contagem de árvores feitas por pessoas. Neste caso, para ser considerada uma "árvore", a planta precisa ter estrutura arbórea com tronco de no mínimo 10 cm de diâmetro.

Confira abaixo como as árvores estão espalhadas pelo planeta Terra:
Segundo a Yale, as áreas próximas ao polo Norte são as mais densas em número de árvores, enquanto os trópicos concentram o maior número de florestas(foto: News.yale.edu/Reprodução)
Segundo a Yale, as áreas próximas ao polo Norte são as mais densas em número de árvores, enquanto os trópicos concentram o maior número de florestas (foto: News.yale.edu/Reprodução)


Como mostra a pesquisa da Yale, a maior densidade de árvores está localizada nas florestas boreais, em regiões da Rússia, Escandinávia e América do Norte. Já as maiores florestas podem ser encontradas nos trópicos. Essas duas áreas, juntas, representam quase 43% de toda mancha arbórea do mundo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade