Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Minas Gerais e Portugal terão rota conjunta de turismo religioso

Santuário de Fátima, em Portugal, será integrado ao de Nossa Senhora da Piedade e à Estrada Real


postado em 19/07/2016 08:26

Com o acordo assinado entre Minas Gerais e Portugal, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (alto) passará a ser integrado ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima (abaixo)(foto: Facebook/SantuarioNSPiedade/Reprodução e Facebook/SantuarioFatima/Reprodução)
Com o acordo assinado entre Minas Gerais e Portugal, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (alto) passará a ser integrado ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima (abaixo) (foto: Facebook/SantuarioNSPiedade/Reprodução e Facebook/SantuarioFatima/Reprodução)
O governo de Minas Gerais e o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Ourém, em Portugal, assinaram um termo de cooperação para incrementar o turismo religioso entre o estado brasileiro e o país europeu. A proposta é integrar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que frica na cidade portuguesa de Ourém, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, próximo a Belo Horizonte, e também ao circuito da Estrada Real. O termo de cooperação foi assinado no início de julho, em Portugal.

Para fortalecer a iniciativa, será criado um passaporte para ser carimbado em cada uma das etapas, com destaque para Fátima, o santuário de Nossa Senhora da Piedade (MG) e o de Nossa Senhora da Aparecida (SP). Ao todo, o projeto irá abranger um município português, 33 mineiros e seis do estado de São Paulo.

A iniciativa, segundo Ricardo Faria, secretário de estado de Turismo de Minas Gerais, é de extrema importância para o crescimento do setor em âmbito estadual. "Atualmente, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, é considerado o maior destino de turismo religioso do mundo, atraindo cerca de 7 milhões de turistas por ano. Por meio do novo roteiro turístico, esses visitantes serão convidados a conhecer os demais pontos brasileiros que compõem a rota", avalia o secretário.

O termo de cooperação determina ainda que os envolvidos se comprometam em divulgar os territórios e comunidades envolvidas, criando ações estratégicas de valorização cultural dos santuários. "O intercâmbio com Portugal será fundamental para fortalecer o turismo religioso em Minas Gerais. Nosso próximo passo é iniciar as tratativas com a Igreja Católica dando sequência à criação do roteiro proposto", completa Ricardo Faria.

Números promissores

O turismo religioso é um dos mais fortes no mundo. Segundo o Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo, cerca de 15 milhões de brasileiros se interessam por destinos religiosos.

Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que, em 2014 (dado mais recente), 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país movidos pela fé. Destes, 7,7 milhões permanecem pelo menos uma noite no local. No mundo, segundo entidades internacionais ligadas ao setor, cerca de 300 milhões de pessoas viajam todos os anos dentro do turismo religioso.

Dados do município de Aparecida mostram que a cidade, conhecida como o coração católico do Brasil, também recebe anualmente 7 milhões de peregrinos. Já o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, recebe aproximadamente 10 mil pessoas por dia, em ocasiões festivas.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade