Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Pesquisa mostra que 55% dos brasileiros não conseguem alimentar os filhos de forma adequada

Introduzir novos alimentos e aumentar a quantidade de legumes, verduras e frutas no cardápio das crianças são os maiores desafios


postado em 10/11/2016 14:04

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Manter a alimentação dos filhos equilibrada é o maior desafio para os pais, conforme apontado pela pesquisa de nutrição infantil da Pesquisa de Alimentação Saudável, realizada pelo grupo Minha Vida. O resultado apontou que 55% dos pais que responderam ao levantamento sentem a dificuldade de manter a refeição dos filhos de forma saudável.

Dos entrevistados, 10.444 têm filhos e, destes, 92% se declaram preocupados com a alimentação das crianças. A preocupação é pertinente, já que o último levantamento feito pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, uma em cada três crianças brasileiras está pesando mais do que deveria. Isso também se mostrou alarmanta na Pesquisa de Alimentação Saudável: 18% dizem ter filhos acima do peso e 23% consideram suas crianças sedentárias.

Para a nutricionista Roberta Stella, do grupo Minha Vida, uma alimentação desbalanceada pode trazer muitos impactos negativos para as crianças. "Durante a infância, desenvolvemos hábitos que levamos para a vida inteira. Uma criança que tem uma rotina alimentar ruim, provavelmente será um adulto com dificuldades para adotar uma alimentação saudável", explica a especialista.

Além da questão comportamental, a nutricionista ainda alerta para os danos na saúde provocados pelos "quilos a mais". "O sobrepeso pode causar complicações que acompanharão as crianças até a vida adulta, aumentando as chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto", explica Stella.

A pesquisa com o panorama da alimentação do brasileiro foi realizada em novembro de 2015 com mais de 18 mil internautas, de ambos os sexos, todos maiores de 18 anos. Segundo os entrevistados, existe muita dificuldade em relação à alimentação dos filhos. Introduzir novos alimentos é um desafio para 44% dos internautas ouvidos. Para 50%, a dificuldade é aumentar a quantidade de legumes e verduras; e para 44%, aumentar a quantidade de frutas no cardápio dos pequenos. Diminuir a quantidade de doces é uma dificuldade para 34% dos pais; e reduzir a quantidade de refrigerante foi citada por 24% dos entrevistados.

Para a nutricionista, é papel dos pais garantir que os filhos tenham hábitos saudáveis. "As crianças sempre vão preferir doces, frituras e refrigerantes. Cabe aos pais criar hábitos saudáveis na vida dos filhos para garantir que eles tenham uma infância equilibrada e se tornem adultos saudáveis", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade