Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Missão espacial a Marte poderá usar 'casa de gelo' para sobreviver ao clima hostil do planeta

Cientista da Nasa acredita que esse tipo de moradia vai ajudar especialmente contra a radiação solar, que é fatal


postado em 23/12/2016 13:05

Perspectiva artística mostra as grandes camadas de gelo descobertas em Marte e que, segundo a Nasa, poderão servir de moradia para futuras missões ao planeta(foto: NASA/JPL/Arizona State University, R. Luk/Divulgação)
Perspectiva artística mostra as grandes camadas de gelo descobertas em Marte e que, segundo a Nasa, poderão servir de moradia para futuras missões ao planeta (foto: NASA/JPL/Arizona State University, R. Luk/Divulgação)
Os cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) concluíram que o reservatório maciço de gelo encontrado em Marte poderia ser usado como base para a futura missão ao planeta. O projeto que está sendo elaborado na Nasa prevê o uso de uma "casa de gelo".

Um dos líderes do projeto "casa de gelo", o astrônomo Kevin Kempton, do Centro de Pesquisa Langley, no estado da Virgínia (EUA), em entrevista ao site Space.com, diz que a estrutura será "mais que um simples habitat, pois precisamos de uma nova 'casa' em Marte". Ele adianta que "a equipe tem certeza de que a 'casa de gelo' é a melhor solução para o primeiro posto avançado no território marciano".

Kempton explica que a construção dentro da área congelada em Marte servirá de posto de trabalho multifuncional, onde será possível conduzir as atividades indispensáveis para a estadia prolongada no Planeta Vermelho. O cientista lembra que esse tipo de estrutura é eficiente, já que permitirá o uso de recursos locais, sem necessidade de serem enviados da Terra. Além disso, uma grande vantagem do gelo é que ele representa uma barreira natural contra a radiação solar que pode ser nociva às pessoas que passarem longos períodos de tempo em Marte, já que sua atmosfera é mínima.

O projeto atual da Nasa está sendo possível graças à descoberta feita por pesquisadores da Nasa na Universidade do Texas, em Austin, que, em novembro deste ano, encontraram um grande depósito de gelo na região de Utopia Planitia, em Marte. Essa área equivale ao estado americano do Novo México e sua reserva de água pode ser comparada com a do Lago Superior, o maior da América do Norte.

A ideia atual da chamada "casa de gelo marciana" prevê a construção de alojamento para até quatro membros da equipe de exploração e inclui áreas de trabalho, de logística, dormitório e cozinha.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade