Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Será que escovar os dentes com argila funciona?

Depois da cúrcuma, apresentadora Bela Gil voltou a causar polêmica ao incentivar a higiene bucal com argila


postado em 05/01/2017 08:06

Bela Gil publicou um vídeo em seu Instagram mostrando a filha Flor Gil escovando os dentes com argila, e acabou gerando polêmica na internet(foto: YouTube/Guilherme Augusto Rodrigues Gomes/Reprodução)
Bela Gil publicou um vídeo em seu Instagram mostrando a filha Flor Gil escovando os dentes com argila, e acabou gerando polêmica na internet (foto: YouTube/Guilherme Augusto Rodrigues Gomes/Reprodução)
Depois de indicar a cúrcuma como substituta da pasta de dente, a apresentadora Bela Gil voltou a polemizar na internet ao publicar um vídeo em que ensina a filha de 5 anos, Flor Gil, a escovar os dentes usando argila. Na gravação, a garotinha não esconde que o gosto é ruim e diz que prefere higienizar a boca com cúrcuma.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Luciano Eloi Santos, não apoia a iniciativa de Bela Gil, pois, segundo ele, faltam evidências científicas que comprovem a eficácia da argila na higiene bucal. Além disso, Luciano defende a utilização do flúor na escovação, que possui benefícios comprovados cientificamente.

"A argila tem abrasivos que podem fazer a limpeza dos dentes, mas não é possível saber a concentração desses componentes, por isso, o produto pode desmineralizar o esmalte do dente. Já os dentifrícios são testados cientificamente e têm eficácia comprovada", ressalta o especialista.

Cúrcuma

Em 2015, a apresentadora do canal GNT já havia iniciado outra polêmica, ao dizer que utiliza a cúrcuma (ou açafrão-da-terra) para escovar os dentes. Segundo ela publicou em sua conta no Instagram, na época, o tempero não deixa os dentes amarelos, e sim, "super limpos e branquinhos".

O produto também não foi bem aceito pelos dentistas. Assim que os internautas passaram a estranhar a prática de escovar os dentes com cúrcuma, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo reforçou a informação de que o flúor é um composto importante para a prevenção da cárie e de doenças da gengiva.

Abaixo, o vídeo da apresentadora Bela Gil mostrando a filha escovando os dentes com argila:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade