Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Uma boa noite de sono pode ajudar a regular o peso

Cientistas associaram o hábito de dormir 7 h por noite à maior saciedade


postado em 03/03/2017 10:37

Cientistas ingleses confirmaram que o hábito de dormir ao menos 7 h por noite ajuda a manter o peso ideal, por promover a saciedade na hora da alimentação(foto: Pixabay)
Cientistas ingleses confirmaram que o hábito de dormir ao menos 7 h por noite ajuda a manter o peso ideal, por promover a saciedade na hora da alimentação (foto: Pixabay)
Esqueça as dietas: segundo um estudo feito na Inglaterra, uma boa opção para quem quer manter o peso ideal é dormir 7 h por dia. Pesquisadores da King's College, de Londres, analisaram dezenas de estudos científicos que associam uma boa noite de sono ao apetite moderado. A pesquisa concluiu que, apesar de cada organismo reagir de uma forma específica, quem dorme menos de 7 h por dia acaba se alimentando mais.

Como o resultado logo chamou a atenção da mídia, a emissora britânica BBC decidiu colocar em prática essa relação entre dormir e comer. Por meio de seu programa Trust Me, I'm a Doctor (Pode Confiar, Sou Médico, em tradução livre), foi realizado um experimento com quatro voluntários. Três deles tinham a noite constantemente interrompida por um boneco que simulava um bebê chorando. Como não puderam dormir de forma adequada, pela manhã, todos acabaram comendo mais do que o habitual.

Já o voluntário que foi deixado dormindo tranquilamente, por no mínimo 7 h, não teve fome além do normal. Esse pequeno experimento da BBC acabou comprovando na prática o estudo inglês.

Segundo os pesquisadores da King's College, a relação entre o sono e o apetite se deve a dois hormônios, essenciais para a sensação de saciedade em nosso cérebro. Primeiramente, uma noite mal dormida afeta o grelina, aumentando a produção deste hormônio, que age no hipotálamo e induz a uma fome maior. Em contrapartida, dormir mal diminiu a produção de leptina, que é essencial para avisar nosso cérebro de que estamos saciados.

Outra explicação possível para esse comportamento, que também provém de estudos nessa área, diz que a privação de sono faz com que tenhamos a sensação de recompensa ao escolhermos alimentos ricos em açúcar e gordura, ao invés de outros mais saudáveis.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade