Publicidade

Estado de Minas LEGISLAÇÃO

Projeto quer liberar doação de alimentos e remédios próximos do vencimento

A intenção é evitar o desperdício e beneficiar famílias carentes


postado em 30/05/2017 10:39

Um projeto em análise na Câmara Federal cria o programa Célula do Bem, para que comerciantes possam doar alimentos e remédios provenientes de sobras ou com prazo de validade próximo(foto: Pixabay)
Um projeto em análise na Câmara Federal cria o programa Célula do Bem, para que comerciantes possam doar alimentos e remédios provenientes de sobras ou com prazo de validade próximo (foto: Pixabay)
Uma proposta que está sendo analisada na Câmara dos Deputados permite a doação de alimentos preparados para consumo imediato e produtos congelados, além de medicamentos com prazo de validade prestes a vencer.

A Comissão de Seguridade Social e Família da casa aprovou o projeto que institui o programa Célula do Bem, destinado a incentivar estabelecimentos comerciais a doar alimentos e remédios provenientes de sobras ou com prazo de validade próximo. A ideia é evitar desperdício e amparar a população mais carente. Segundo dados do IBGE, em 2014, 7 milhões de pessoas ainda passavam fome no Brasil.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Dr. Sinval Malheiros (Pode-SP) ao Projeto de Lei 5691/16, do deputado Flavinho (PSB-SP).

Especificamente em relação aos alimentos, o projeto altera a Lei dos Crimes Contra a Ordem Tributária (8.137/90) para isentar de qualquer crime contra as relações de consumo, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos semelhantes que doarem sobras de alimento, desde que próprias para o consumo e adequadamente acondicionadas.

Segundo o texto, mercados e mercearias que comercializem alimentos que não estejam preparados para o consumo imediato também poderão colocá-los para doação, desde que tenham validade de duas semanas.

A instituição de caridade que receber a doação assume a responsabilidade relativa ao perecimento no transporte, na distribuição ou no armazenamento.

Poderão ainda ser feitas parcerias entre os estabelecimentos doadores e os receptores a fim de recolher os alimentos doados e distribuí-los a quem necessitar.

Os alimentos vencidos poderão ser doados a pequenos agricultores com a finalidade exclusiva de uso na fertilização do solo.

Remédios

No caso dos medicamentos, a proposta permite que farmácias e drogarias disponibilizem para doação os produtos dentro do prazo de validade. Malheiros retirou o detalhamento do texto original que só permitia a doação de produto que tivesse dentro dos últimos 20% do prazo de validade. De acordo com o substitutivo, bastará os medicamentos a serem doados estarem dentro do prazo de validade, nas datas das respectivas doações.

O relator incluiu ainda a permissão para doação diretamente a pessoas físicas ou para órgãos da administração pública direta e indireta. Pelo texto original, a doação seria só para entidades de filantropia com o repasse aos seus assistidos sob supervisão médica ou mediante receita médica.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado no plenário da Câmara.

(com Câmara Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade