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Estado de Minas SEGURANÇA

Brasil teve quase um milhão de tentativas de golpes entre janeiro e maio deste ano

Segundo a Serasa, tivemos uma tentativa de golpe a cada 16,8 segundos


postado em 25/07/2017 15:24 / atualizado em 25/07/2017 16:06

Cuidado ao usar cartão de crédito em lojas ou em páginas da internet que não são confiáveis. Seus dados podem ser roubados e suados de forma criminosa por fraudadores(foto: Pixabay)
Cuidado ao usar cartão de crédito em lojas ou em páginas da internet que não são confiáveis. Seus dados podem ser roubados e suados de forma criminosa por fraudadores (foto: Pixabay)
A cada 16,8 segundos, uma tentativa de fraude é aplicada no país. Só de janeiro a maio, o Brasil acusou 782.244 tentativas de golpes. O segmento de telefonia foi o mais afetado no acumulado do ano, sendo responsável por 38,6% do total, com 301.956 ocorrências.

Nesse tipo de golpe, dados de consumidores são utilizados por criminosos para contratação de planos de celulares ou compra de aparelhos, por exemplo. Os dados foram divulgados pela Serasa Experian nesta terça, dia 25 de julho, em São Paulo.

Quando o golpe na telefonia funciona, ele serve como uma porta de entrada para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da economia. Os criminosos costumam comprar telefones para ganharem um comprovante de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque e cartões de crédito e, ainda, fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

O setor de serviços vem em seguida no ranking de segmentos com mais tentativas de fraude identificadas de janeiro a maio deste ano: 233.092, representando 29,8% do total. Em terceiro lugar estão os bancos e as financeiras com 23,9% de participação e 187.203 tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos cinco primeiros meses do ano foi o varejo, com 47.452 tentativas e participação de 6,1%. Os demais segmentos representaram 1,6% do total.

Em maio deste ano, 164.988 tentativas de fraude foram aplicadas em todos os segmentos, o que representa um aumento de 19,7% em relação a abril do mesmo ano, quando o indicador apontou 137.856 ameaças. Na comparação de maio deste ano em relação ao mesmo período de 2016, o crescimento nas tentativas foi de 12,3%.

Principais tentativas de golpe, segundo a Serasa:

  • Compra de celulares com documentos falsos ou roubados

  • Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão

  • Financiamento de eletrônicos: o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima

  • Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima. Neste caso, toda a cadeia de produtos oferecidos potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio

  • Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima

Perda ou roubo de documento

Caso você tenha os documentos extraviados, é preciso, além de realizar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, comunicar a Serasa, para que a informação passe a fazer parte do sistema de consulta do comércio e dos bancos, evitando, assim, o uso inapropriado dos dados da vítima.

Outras ações podem ajudar o consumidor a se proteger das fraudes. Uma das dicas é não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios. Do mesmo modo, não deixar que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a alegação de efetuar o pagamento.

Também é necessário tomar cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos. Outra dica é não informar os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.

Nas compras por meio da internet a atenção deve ser ainda redobrada. Ao ingressar em um site, é importante verificar se há certificado de segurança. Para isso, basta checar se o protocolo "http" do endereço vem acompanhado de um "s" no final (https). Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador, para mostrar segurança na navegação.

Outra dica é não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança. Também tenha cuidado com sites que anunciam ofertas de emprego ou produtos por preços muito inferiores ao mercado. A Serasa ainda aconselha a não compartilhar dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passar pelo consumidor, assim como manter atualizado o antivírus do computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.

O consumidor ainda deve evitar realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de internet. Se isso não for possível, ao usar computadores compartilhados, é prudente verificar se fez o log off (desconectou) das suas contas (e-mail, internet banking etc).

(com Agência Brasil)

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