Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Crianças e bebês podem usar creme dental com flúor?

Especialista fala sobre essa dúvida muito comum dos pais


postado em 31/07/2017 10:56

Bebês e crianças podem escovar os dentes com creme dental com flúor, desde que em pequena quantidade, usando produto de baixa concentração do ingrediente e sob supervisão de um adulto(foto: Pixabay)
Bebês e crianças podem escovar os dentes com creme dental com flúor, desde que em pequena quantidade, usando produto de baixa concentração do ingrediente e sob supervisão de um adulto (foto: Pixabay)
Muitos pais ainda têm dúvidas em relação à saúde bucal das crianças. Um delas diz respeito ao uso de pasta de dente com flúor em menores de três anos. De acordo com a Associação Dental Americana (American Dental Association), referência mundial na área, o público infantil nessa idade pode, sim, usar creme dental fluorado.

Desde 2015, a entidade americana passou a aconselhar que os pais usem creme dental com flúor para escovar os dentes do bebê. A mudança de postura da associação se baseou na revisão de uma série de estudos científicos e é adotada em quase todo o mundo. A tese é corroborada pela Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO).

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora Odonto, o principal receio é sobre a toxicidade do flúor. "Porém, se a quantidade usada for controlada, não há motivos para se preocupar. Por exemplo, a fluorose, aparecimento de manchas em formas de estrias brancas que afetam quase todos os dentes em formação, é causada pela ingestão excessiva da substância. É aí que reside a importância da supervisão dos adultos", esclarece a especialista.

O Manual de Referência 2013 da ABO recomenda que o uso de pastas de dentes em bebês e crianças que não sabem cuspir deve ser feito em quantidade equivalente a um grão de arroz, ou 0,1 g. Já nos que sabem cuspir, a quantidade precisa ser equivalente a um grão de ervilha (0,3 g).

A dentista ainda destaca que o flúor evita ou diminui a perda de minerais dos dentes, que nada mais é do que a cárie dentária. "Ele atua como um dos fatores importantes para a prevenção da cárie na dentição de leite e na permanente", afirma Rosane Faria.

Quando o bebê deve escovar os dentes pela primeira vez?

De acordo com a especialista, a escovação com a utilização de creme dental convencional com flúor já deve ser iniciada a partir do nascimento dos primeiros molares decíduos, que acontece por volta dos 14 meses. "O pequeno deve escovar os dentes com uma escova macia e de cabeça pequena pelo menos três vezes ao dia", explica a dentista.

Qual creme dental ideal para a criança?

Segundo Rosane, existem no mercado brasileiro várias opções com formulações seguras para o uso em bebês. "Vale ressaltar que a concentração de flúor deve ficar entre 1100 e 1450 ppm [partes por milhão], no caso de crianças menores de seis anos. Os pais devem supervisionar a utilização da pasta fluoretada pela criança", orienta Rosane.

Visita ao dentista

A dentista lembra que durante a infância também é imprescindível a consulta ao profissional da Odontologia, mesmo que a criança não tenha nenhum problema bucal aparente. "É a melhor forma de se realizar uma avaliação mais aprofundada e prevenir certas enfermidades. O ideal é realizar uma visita a cada seis meses", completa a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade