Publicidade

Estado de Minas PATRIMÔNIO

Mirante do Mangabeiras ganha esculturas de Ricardo Carvão

O ponto turístico de Belo Horizonte convida o público à contemplação


postado em 05/07/2017 14:24

Duas esculturas da série Monumento à Visão, do artista plástico Ricardo Carvão, podem ser vistas no Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte(foto: Suzana Montandon/PBH/Divulgação)
Duas esculturas da série Monumento à Visão, do artista plástico Ricardo Carvão, podem ser vistas no Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte (foto: Suzana Montandon/PBH/Divulgação)
Quem visitou o Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte, após a reabertura ao público, em 20 de junho, deve ter notado a presença de novas atrações no local. São duas esculturas em aço produzidas pelo artista plástico paraense Ricardo Carvão, em formato de olhos, que parecem convidar o visitante a admirar a paisagem que dá nome à capital mineira.

As peças fazem parte do acervo pessoal do artista e estavam armazenadas desde 1998 no Parque das Mangabeiras, onde fez parte de uma exposição da série Tubismo, do autor, juntamente com outras 47 esculturas.

Ricardo Carvão se diz um admirador e frequentador do parque. Assim, após as obras terem passado por outras duas locações em 1998, ele procurou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para formalizar uma parceria para que o Parque das Mangabeiras se tornasse um pequeno espaço de arte a céu aberto, recebendo as obras. "Sempre que recebo visitantes de fora de BH em minha casa, faço questão de levá-los em três lugares que gosto muito: o museu Inhotim [em Brumadinho], o Parque das Mangabeiras e o mirante. Gosto da possibilidade de contemplarmos a arte em meio à natureza", comenta Ricardo Carvão.

As obras ficaram em exposição no Parque do Mangabeiras por cerca de nove meses em 1998. Após esse período, elas foram armazenadas em um espaço do parque, sem necessariamente ficarem expostas ao público.

"Quando iniciamos o processo de diagnóstico dos parques e de revitalização do Mangabeiras, já havia surgido o desejo de dar um melhor uso e espaço para essas esculturas, e coincidiu que o próprio Ricardo [Carvão] nos procurou para que renovássemos a parceria, levando ainda essas duas peças ao mirante. Essa ideia casou muito bem, pois o mirante é, por natureza, um espaço de lazer contemplativo", comenta Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais, explicando que, em articulação com a Fundação Municipal de Cultura, já há um projeto maior em estudo, com a intenção de levar a arte e a cultura para dentro dos parques de forma gratuita.

As duas peças do artista Ricardo Carvão são feitas em tubos inteiros de aço, divididos em duas partes em cada escultura. As obras ficarão em exposição no Mirante do Mangabeiras por pelo menos um ano.

Perguntado sobre o significado das esculturas que agora compõem o cenário do Mirante do Mangabeiras, o artista desconversa: "gosto de deixar minha obra aberta para interpretação do público, mas não há como negar que essas esculturas, que eu chamo de Monumento à Visão, são um convite não só ao olhar, mas à reflexão. Elas são de ferro, expostas aos pés da Serra do Curral. É impossível não olhar para elas sem pensar no progresso, sem refletir nos impactos da urbanização. É um convite ao olhar reflexivo sobre a nossa cidade e sobre os prós e contras da necessária urbanização", comenta o paraense.

Vale lembrar que o Mirante das Mangabeiras funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, podendo o funcionamento ser alterado, conforme necessidade da Fundação de Parques Municipais. A entrada no estacionamento é permitida somente para pessoas com necessidades especiais (dificuldades de locomoção).

(com assessoria de comunicação da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade