Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Parque do Itatiaia registra temperatura mais baixa do ano, chegando a -8,7º C

Apesar dessa temperatura, não chegou a nevar nessa parte do parque, que fica no estado do Rio de Janeiro


postado em 26/07/2017 16:46

O parque nacional do Itatiaia fica situado na serra da Mantiqueira, entre os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais(foto: Yukie Kabashima/ICMBio/Divulgação)
O parque nacional do Itatiaia fica situado na serra da Mantiqueira, entre os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais (foto: Yukie Kabashima/ICMBio/Divulgação)
O parque nacional do Itatiaia, na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, registrou nesta quarta, dia 26 de julho, por volta das 3h da madrugada, a temperatura mais baixa do ano, quando os termômetros assinalaram -8,7º C, na estação meteorológica do Posto Marcão, localizada a 2.469 m de altitude. De acordo com Sidnei da Fonseca, funcionário do parque, que trabalha na portaria da estação, a sensação térmica atingiu -9°C. Na região chegou a gear, mas não nevou.

Sidnei, que trabalha no Itatiaia há mais de 10 anos, disse que no Abrigo Rebouças, na subida da montanha, um pouco mais abaixo, a 2.380 m de altitude, a temperatura ficou mais baixa ainda, mas como no local não tem estação meteorológica, não há como aferir a temperatura exata na região, porém, a sensação térmica lá seria ainda mais fria, conforme o funcionário. Ele explica que no local, por ser mais úmido e cortado pelo riacho Campo Belo, a temperatura fica sempre mais baixa. No dia 29 de junho deste ano, o parque nacional do Itatiaia registrou a temperatura de -6,8º C.

Por ser época de férias, as pousadas do parque estão praticamente lotadas. Muitos turistas se deslocam de vários pontos do país para observar a neve na região, que este ano ainda não chegou.

Criado em junho de 1937 e situado na serra da Mantiqueira, o parque nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A unidade também está localizada em parte de São Paulo, próximo à rodovia Presidente Dutra, tendo como polo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade